Degustação


O vinho é uma bebida simples, como qualquer outra. Mas, por conta da variedade de rótulos, produtores e estilos, recomenda-se que durante a degustação não seja engolido rapidamente. O ato de tomar o vinho de uma forma mais atenta fará com que o momento se torne mais prazeroso e enriquecedor.


Três dos sentidos devem ser colocados à prova durante uma degustação de vinho: visão, olfato e paladar.


O primeiro deles, a visão, atentará ao aspecto da bebida, sua coloração e limpidez. A coloração dos tintos varia de tonalidades púrpuras até as alaranjadas. Já os brancos, de tons de palha até dourados. Curtir a cor dos vinhos pode ser um exercício encantador. Uma dica para a melhor percepção da coloração da bebida é a de posicionar a taça contra um fundo branco, papel ou toalha, por exemplo.


Depois do vinho na taça e de já observado seus aspectos visuais, é hora do olfato entrar em ação. Nessa fase da degustação é importante tentar identificar as primeiras notas que o vinho apresenta. Aproxime o nariz, gire o vinho segurando a taça pela haste, e tal movimento possibilitará a liberação dos aromas. Aromas podem ser intensos ou apagados, complexos (tradução de qualidade) ou mais simples, são frutados e/ou perfumados.


Só para balizar, os vinhos mais jovens normalmente possuem aromas mais frutados enquanto os mais velhos exalam aromas mais maduros e complexos.


Após o exame olfativo, finalmente o paladar será aguçado. Quando se coloca o vinho na boca, normalmente as notas percebidas no nariz se confirmam. O ideal é dar um gole inicial pequeno, fazendo com que a bebida faça um “passeio” pela boca e pela língua.


Preste atenção na doçura do vinho (seco, médio ou doce), na acidez, nos taninos, no peso (leve, médio ou encorpado), no frutado do vinho e na persistência (se os sabores permanecem na boca depois de engolido).


Dessa forma, os subsídios serão melhores para se avaliar um rótulo da bebida.




Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions