Vinho
Indicar para um amigo

Tempo Morellino di Scansano DOC (Terre di Talamo)

País: Itália (Toscana - Maremma)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (85% Sangiovese, 10% Alicante e 5% Cabernet Sauvignon)
Álcool: 13,50%
Temperatura de consumo: 18ºC
Preço: R$ 75,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Denominação de Origem Controlada (DOC) Morellino di Scansano é a principal da região de Maremma, na Toscana, onde prevalece o cultivo da cepa Sangiovese (também conhecida localmente como Morellino). Scansano é o nome da cidade e onde está situada a Terre di Talamo, na parte meridional e de frente ao Golfo de Argentario.

Para alguns, a área é apelidada de Califórnia italiana, por oferecer boas condições para o cultivo de uvas e para produção de vinhos comerciais de qualidade, o que atraiu diversas casas a se instalarem por lá nos últimos cinco anos.

A Terre di Talamo possui 52 hectares de terras, sendo 32 deles de vinhedos nos quais também há videiras de Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Petit Verdot, Vermentino, Viogner, Cabernet Sauvignon e Alicante.

Juntamente com a Sangiovese, as duas últimas cepas citadas foram adicionadas em pequenas porcentagens na elaboração do Tempo Morellino di Scansano DOC, de forma a garantir maior complexidade de aromas e sabores ao vinho, segundo Alberto Antonini, enólogo responsável por este tinto toscano degustado, em 2008, por MundoVinho na loja Vino! de São Paulo, importadora do exemplar.

Contrariando o que se espera da região, uma produção em alta escala, inclusive para fazer jus ao apelido, surgiram apenas 30 mil garrafas do Tempo da safra 2005 (a primeira safra deste vinho nasceu em 2003), um número baixo em termos comerciais para um vinho de entrada de uma vinícola, como é o caso.

O Tempo foi fermentado em tanques de aço inox com temperatura controlada e maturou por três meses em barricas de carvalho. Envelheceu por quatro meses na própria garrafa antes de ser apresentado ao mercado.

Segundo Marcos Jiora, gerente da loja Vino! paulistana, o Tempo Morellino di Scansano DOC é um vinho gastronômico, ideal para ser aberto para acompanhar ossobuco, paleta de cordeiro ou até mesmo massas com molhos vermelhos mais condimentados.

Análise Técnica

“Trata-se de um vinho gastronômico que vai muito bem acompanhando um ossobuco, uma paleta de cordeiro ou até mesmo massas com molhos vermelhos mais condimentados”, afirma o gerente da loja Vino! de São Paulo, Marcos Jiora, sobre o Tempo Morellino di Scansano DOC 2005, em entrevista à equipe MundoVinho.

Para ele, este tinto toscano de Maremma (importação própria da Vino!) possui intensidade, estrutura e equilíbrio entre o álcool e os taninos presentes, além de boa persistência. “É ainda um vinho de médio corpo com muito boa complexidade”, continua.

Jiora mencionou os aromas do Tempo dos quais se destacaram os frutados que lembram cereja e ameixas maduras, além de toques herbáceos e um fundinho de madeira no final.

“Os aromas se confirmam no paladar e esse vinho ainda possui uma agradável acidez que reitera toda a harmonia já dita entre os taninos e o álcool”, explica o especialista, que ainda comentou sobre a coloração rubi intensa apresentada pelo vinho na taça, em sua análise visual deste tinto italiano.

Segundo o especialista, o Tempo está pronto para ser consumido, mas a guarda de mais 12 meses, até meados de 2009, faria com que o vinho se arredondasse ainda mais, principalmente no que se refere a amaciamento de seus taninos. A indicação do gerente da Vino! é para consumo a 18ºC de temperatura.

Nossa Análise

O Tempo Morellino di Scansano DOC 2005 é toscano de Maremma gastronômico, ou seja, a indicação para consumo é como acompanhamento de pratos como ossobuco, carne de cordeiro e massas com molhos vermelhos mais condimentados.

Trata-se do vinho de entrada (o vinho mais simples da casa) e médio corpo da vinícola Terre di Talamo, mas que demonstra qualidade e certamente será muito bem elogiado numa refeição tanto do dia-a-dia como em um jantar especial, por exemplo.

Seus aromas foram o que mais chamaram a atenção de MundoVinho durante a degustação ocorrida na loja Vino! de São Paulo, percebidos a centímetros da taça logo que a bebida foi servida. O destaque são os perfumes que lembram frutas negras como ameixa, um toque de ervas e uma ponta de madeira, já que o vinho maturou por três meses em barris de carvalho.

Na boca, os aromas se confirmam e é bem perceptível a pegada dos taninos (substância adstringente que amarra lábios e gengivas) que deve se amenizar se a garrafa for aberta em 2009. A acidez (aspecto relacionado ao frescor do vinho, que provoca salivação) também é notada nos cantos da língua, sendo essas sensações prazerosas principalmente se o vinho for consumido nas refeições.

MundoVinho ainda identificou a boa evolução do Tempo, que depois de alguns minutos na taça teve acentuado os aromas derivados da madeira e tostados, apresentando perfume de café. De acordo com a Vino!, a importadora deste tinto toscano, a recomendação é para consumo a 18ºC de temperatura.

Harmonização

Ossobuco
Massas com molhos vermelhos condimentados
Paleta de cordeiro

Onde Encontrar

Vino!
(11) 3078-6442 (São Paulo) e (41) 3362-2010 (Curitiba)
www.lojavino.com.br

Copyright® 2018 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions