Vinho
Indicar para um amigo

Don Próspero Sauvignon Blanc (Bodega Carlos Pizzorno)

País: Uruguai (Canelón Chico)
Safra: 2005
Tipo: Branco (100% Sauvignon Blanc)
Álcool: 12,50%
Temperatura de consumo: 12ºC
Preço: R$ 30,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Bodega Carlos Pizzorno é uma pequena vinícola que conta com pouco mais de 20 hectares de vinhedos, instalada na região de Canelón Chico, Estado de Canelones, a cerca de 23 km de distância de Montevidéu, Uruguai.

Dessa propriedade familiar, que está em sua terceira geração, são produzidas cerca de 80 mil garrafas por ano, entre espumantes, brancos e, em maioria, tintos. A direção da Carlos Pizzorno tenta posicionar a vinícola no padrão "boutique", de pequena escala, com produção controlada e alto padrão de qualidade.

Don Próspero Sauvignon Blanc é o único branco fabricado pela vinícola, com escala de cerca de 12 mil garrafas/ano. Pelo método de produção, são usadas uvas colhidas manualmente na propriedade da família.

Após a colheita, as uvas são diretamente prensadas e fermentadas em temperatura de 10ºC a 12ºC, passando por filtragem e sendo diretamente engarrafados.

Segundo o enólogo e proprietário da vinícola, Carlos Pizzorno, trata-se de um vinho destinado ao consumo em dias ensolarados, como aperitivo e sem grandes pretensões, ou para acompanhar peixes e frutos do mar não muito condimentados.

Análise Técnica

Ninguém melhor do que o próprio criador do vinho para apresentá-lo. O enólogo Carlos Pizzorno, proprietário do Bodega Carlos Pizzorno, conversou com MundoVinho para apresentar suas obras, começando por este Don Próspero Sauvignon Blanc.

Numa escala de 0 a 100, Pizzorno concedeu 71 pontos à sua criação. "Este vinho Sauvignon Blanc conta com maciez equilibrada, com boa relação entre frutas e acidez, mantendo também persistência", observou. "Segue o estilo neozelandês de vinhos brancos", acrescentou.

Destaque para notas máximas no exame visual (na cor, 8 em 8 possíveis, classificada como "muito boa", e, na limpidez, também 8 em 8 possíveis, qualificada de "brilhante"). O amarelo pálido deste vinho se justifica, segundo o enólogo, por ser extremamente jovem e não sofrer de oxidação.

Também no quesito intensidade do exame olfativo recebeu a nota máxima: 4 em 4 possíveis, sendo "bastante intenso". "Este vinho é muito aromático, puxando para maracujá e frutas", apontou o enólogo.

Além de qualificar no exame olfativo o vinho como "bastante intenso", o Pizzorno anotou ser este exemplar como "razoável fino" em qualidade, e de "persistência média" no olfato.

No exame gustativo, destaque para a intensidade, qualificada como "intensa", de qualidade "razoável fino" e "equilibrado". Mereceu nota máxima, de 8 em 8 possíveis, na persistência gustativa, taxado por ele como "muito persistente", enquanto a evolução foi considerada "boa".

Pizzorno acrescenta que o vinho é engarrafado logo após a fermentação como forma de manter sua vivicidade. "Recomendamos o consumo em dias quentes, ensolarados", sugeriu.

Nossa Análise

A primeira impressão, e que depois se confirma, deste uruguaio Don Próspero Sauvignon Blanc é a de que se trata de um vinho leve, mas que não chega a ser aqüoso.

A cor do vinho, um amarelo bem pálido, quase incolor, com um corpo muito leve, já abre essa perspectiva. Simples, este exemplar segue o padrão encontrado em vinhos Sauvignon Blanc: aromas florais e de frutas tropicais, puxando para maracujá, pêssego e um pouco de laranja.

Na boca, tem um gosto um pouquinho azedo, até com algum amargor, sobretudo no final, meio parecido com o de casca de laranja. Mas o gosto que se sobrepõe mesmo é o de maracujá e de pêssego, de forma bem delicada.

É um vinho muito fácil de beber, ressaltamos, sem necessidade de nenhum acompanhamento, mas que também cairá bem se seguir um peixe ou frutos do mar com tempero leve, ou uma salada.

Deve ser servido gelado, preferencialmente a 12ºC, porque suas características são de um vinho refrescante, perfeito para dias muito quentes.

Harmonização
Peixes (mar ou água doce)
Frutos do mar
Aperitivos (canapés)
Saladas
Onde Encontrar
KMM
Rua Medeiros de Albuquerque, 23, Vila Madalena, São Paulo - SP
Telefone: (11)3819-4020
Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions