Vinho
Indicar para um amigo

Santa Lucila Sauvignon Blanc (William Cole Vineyards)

País: Chile (Vale de Casablanca)
Safra: 2006
Tipo: Branco (100% Sauvignon Blanc)
Álcool: 13,00%
Temperatura de consumo: 8ºC a 10ºC
Preço: R$ 18,60

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

É na combinação entre alta tecnologia de vinificação aplicada nos vinhos californianos e exploração de um terroir único e bastante propício para a produção de vinhos jovens, como o chileno Vale de Casablanca, que a Willian Cole Vineyard tem apostado para conquistar mercado. E a estratégia e, principalmente os produtos, têm agradado.

Este Santa Lucila Sauvignon Blanc 2006 pertence à linha de entrada Willian Cole Vineyard no Chile. Mesmo se tratando de vinhos mais simples, é importante notar a qualidade que o fabricante empreende ao produto, inclusive para manter a credibilidade de sua assinatura.

A William Cole conta com operações na Califórnia (EUA) e no Chile, propondo-se a ser uma vinícola com estilo jovem. Exatamente por isso aplica alta tecnologia em produção de vinhos na unidade chilena, seguindo as premissas que a fizeram crescer na Califórnia. No Vale de Casablanca, a bodega vale-se do clima mediterrâneo e das brisas marítimas do Oceano Pacífico para cultivar 150 hectares de vinhedos, das uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Carmenère e Merlot.

Conta também com 92 tanques de aço inox para produzir cerca de 2,2 milhões de litros por ano. Nesse Santa Lucila Sauvignon Blanc 2006, também com fermentação com temperatura controlada em cubas de inox, claramente a William Cole optou por produzir um vinho simples, voltado para o dia-a-dia, com boa relação entre qualidade e preço e que combina muito bem com saladas e frutos do mar. A temperatura de serviço deve ser de 8ºC a 10ºC.

Análise Técnica

Joel Peixinho, sommelier da Ana Import em São Paulo, empresa responsável pela importação do Santa Lucila Sauvignon Blanc, admite ter sido surpreendido pela qualidade deste vinho, sobretudo quando considera a relação de qualidade e preço do exemplar. “É um vinho espetacular, gastronômico, e de valor bastante convidativo”, afirma o especialista. “Uma feliz surpresa”, acrescenta.

De acordo com Peixinho, a linha de vinhos Santa Lucila compõe os vinhos de entrada da William Cole Vineyards , o que “já nos dá um prenúncio do que nos espera nas linhas superiores”, declara, referindo-se a qualidade dos produtos. “O Santa Lucila Sauvignon Blanc é um autêntico Sauvignon de Casablanca. Possui as caracteristicas típicas, com uma cor branca, brilhante e verdeal”, inicia o relato.

Segundo ele, no olfato, o vinho apresenta aromas de frutas exuberantes, como abacaxi e maracujá. Destaque também para o frescor do produto já no exame olfativo.

“Na boca, é leve e muito agradável. A fruta continua perceptível e coroada com bom frescor e acidez”, relata o especialista. “Ótima opção para o dia-a-dia”, sugere, ao recomendar ainda harmonização com ostras e pescados em geral.

Nossa Análise

Um vinho que pode ser recomendado para eventos, como uma festa de casamento ou coquetéis comemorativos, tendo como atrativo um preço relativamente baixo e capaz de agradar facilmente a diversos paladares. Assim MundoVinho avalia esse Santa Lucila Sauvignon Blanc 2006, produzido pela William Cole no Vale de Casablanca, no Chile.

De coloração amarela palha bem clara, quase branca, com reflexos esverdeados, límpido e brilhante, o Santa Lucila Sauvignon Blanc é, antes de tudo, um vinho simples.

Mas bem produzido e gostoso. Bastante perfumado, exala cheiro forte de pêssego, maçã e algo cítrico, combinando limão e maracujá. Tem também uma sensação agradável de refrescância no odor, com uma leve ponta de flores brancas.

Quando bebido, apresenta-se como um vinho extremamente leve e muito fácil de tomar. Portanto, vai bem sozinho, como também agradará se for bebido acompanhando canapé, ostras, pescados e saladas verdes.

Deixa uma presença forte de fruta na boca, sobretudo de pêssego e de cítricos, sumindo de forma ligeira depois do gole, apesar de deixar um retrogosto com um amargor que lembra a casca de limão. Seco, tem boa acidez, gerando salivação abundante na boca, sobretudo nas laterais.

Muito leve, de textura fina e delicada e que não tem dificuldade para agradar. Mas não pode haver exagero, porque depois de algum tempo se torna um pouco enjoativo.

Harmonização

Canapés
Ostras
Frutos do mar
Peixes com molhos leves
Saladas verdes

Onde Encontrar

Ana Import
(71) 3337-1111 (Salvador) e (11) 5501-1900 (São Paulo)
www.anaimport.com.br

Copyright® 2018 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions