Vinho
Indicar para um amigo

Recioto della Valpolicella Monte Fasenara (Michele Castellani)

País: Itália (Vêneto – Valpolicella Clássico)
Safra: -
Tipo: Doce (70% Corvina Veronese, 20% de Rondinella, Molinara e outras)
Álcool: 14,00%
Temperatura de consumo: 18ºC
Preço: R$ 189,90

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Recioto della Valpolicella Monte Fasenara é um tinto doce tradicional e consagrado produzido na região do Vêneto, na Itália. Para muitos é considerado um vinho de meditazione, além de ser normalmente comparado aos vinhos do porto (fortificados) por sua doçura e servido para acompanhar sobremesas.

Este Recioto della Valpolicella Monte Fasenara é elaborado pela vinícola Michele Castellani, empresa familiar proprietária de 30 hectares de vinhedos na zona de Denominação de Origem Controlada de Valpolicella Clássica, onde estão os vinhedos de 20 anos, em média, que produziram os frutos para essa bebida.

A produção, da colheita até o engarrafamento, se iniciou com uma seleção minuciosa das melhores uvas, que acondicionadas em caixas permaneceram por cinco meses secando dentro de um galpão da vinícola até se tornarem passitas.

“Na secagem, as uvas perdem cerca de 30% de líquidos e isso as fazem passificar e concentrar o açúcar residual que será determinante para a elaboração do Recioto, um tinto doce naturalmente”, explica Sergio Castellani, proprietário da empresa e responsável pelos vinhos da Michele Castellani.

Dentro da cantina, conforme afirmou Sergio, a fermentação acontece entre 20 e 25 dias, em temperatura ambiente. Há o estágio de 24 meses em barricas de madeira novas, de primeira e segunda passagens. Antes de engarrafar, o vinho descansa em cubas de inox e é filtrado.

Nascem de 5 mil a 6 mil garrafas por ano de meio litro (500 ml) deste Recioto della Valpolicella Monte Fasenara oriundas da Michele Castellani. Algumas delas são importadas pela Decanter, que trouxe ao Brasil Sergio Castellani durante o “Decanter Wine Show”, em agosto de 2008.

Conforme sugeriu o próprio produtor, o Recioto acompanha queijos picantes, chocolates amargos e até um bolo de chocolate.

Análise Técnica

O Recioto della Valpolicella Clássico DOC Monte Fasenara é um tinto doce de cor intensa, com aromas de frutas em calda e com doçura e acidez. Esse é o resumo de Sergio Castellani, responsável pela vinícola Michele Castellani, ao descrever seu vinho doce de sobremesa.

Ele esteve em São Paulo durante o “Decanter Wine Show”, em agosto de 2008, e pôde destacar as qualidades de sua obra, cuja produção não ultrapassa as 6 mil garrafas de 500 ml por ano.

“Sua cor é muito intensa e marcante”, descreveu, na análise visual do exemplar. “Possui perfumes florais e outros que lembram a frutas em calda e geléias de frutas”, afirmou o produtor.

No paladar, segundo Sergio Castellani, a acidez do tinto de sobremesa mereceu destaque, combinada com a elegante doçura natural. “Essa acidez percebida no Recioto faz com que seja muito prazeroso degustá-lo”, explicou o especialista. Ele ainda lembrou que os aromas do vinho se confirmam na boca ao finalizar a análise gustativa.

Para Sergio, este vinho está pronto para consumo e não é recomendada a guarda. “A tendência é a acidez baixar com o tempo e isso seria muito prejudicial ao vinho.”

Ele recomenda servir o exemplar a 18ºC de temperatura, escoltando queijos picantes e maduros, sobremesas à base de chocolate amargo, bolos secos diversos, além de ser um ótimo companheiro para meditazione.

Nossa Análise

Um tinto doce, tradicional e consagrado, produzido na região do Vêneto, na Itália, esse Recioto della Valpolicella Clássico DOC Monte Fasenara. Para muitos é considerado um vinho de meditazione, além de ser normalmente comparado aos vinhos do porto por sua doçura e servido para acompanhar sobremesas.

O vinho é elaborado a partir de uvas passificadas que, após serem colhidas, secam por cinco meses em caixas dentro de um galpão na vinícola. Durante esse processo os frutos perdem cerca de 30% de líquidos, permitindo a concentração de açúcar.

O Recioto della Valpolicella Clássico DOC Monte Fasenara elaborado pela vinícola Michele Castellani (disponível em garrafas de 500 ml) se mostrou um vinho delicioso, muito prazeroso de ser descoberto e bebido.

Visualmente é de cor rubi bem intensa que quase não deixa a luz atravessar a taça.

No olfato, num primeiro momento, não se percebe que se trata de um vinho doce natural, em função dos perfumes de frutas vermelhas frescas. Em seguida, os aromas se modificam e já podem ser notadas algumas notas de compota de ameixa e de geléia de cereja que denotam sua doçura.

Na boca, este Recioto della Valpolicella Clássico DOC Monte Fasenara ao mesmo tempo em que é doce na medida certa é também um tinto fresco provocador de salivação sob a língua e de uma sensação de “quero mais”. É exatamente essa acidez (sensação refrescante que provoca salivação) a responsável pelo prazer em degustar esse tinto doce nenhum pouco enjoativo no paladar.

Harmonização

Meditazione (vinho de reflexão, a ser bebido sem acompanhamento)
Queijos Picantes
Chocolates amargos e meio amargos
Bolo de Chocolate
Bolos secos

Onde Encontrar

Decanter

(11) 3074-5454 (São Paulo) e (47) 3326-0111 (Blumenau)
www.decanter.com.br

Copyright® 2021 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions