Vinho
Indicar para um amigo

Reserva Cabernet Sauvignon (Misiones de Rengo)

País: Chile (Vale do Rapel)
Safra: 2007
Tipo: Tinto (100% Cabernet Sauvignon)
Álcool: 14,00%
Temperatura de consumo: 16ºC a 18ºC
Preço: R$ 40,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A linha reserva da vinícola Misiones de Rengo caiu nas graças do consumidor de vinhos chilenos, que tem o costume de se abastecer de garrafas da bebida principalmente em supermercados espalhados por todo o país.

Em recente pesquisa divulgada no Chile, a marca da vinícola foi considerada a mais vendida nesses estabelecimentos, na semana de 17 a 23 de março desse ano. Isso fez com que a empresa, fundada em 2001 e pertencente ao Southern Sun Wine Group, passasse a ser considerada um dos principais casos de sucesso da indústria do vinho chilena.

Apesar do êxito alcançado em pouco tempo de vida, a vinícola não possui vinhedos próprios. Seus vinhos são elaborados com uvas adquiridas de pequenos produtores locais, com os quais mantém contratos de fornecimento de longo prazo e estabelece uma relação de rigoroso monitoramento das vinhas. Esse trabalho executado por enólogos comandados por Sebastian Ruiz, o chefe que assina as produções da Misiones.

Amparada na filosofia enológica da mínima interferência humana e do maior aproveitamento possível da expressão dos frutos e do terroir local, a Misiones de Rengo adota como estratégia de mercado produzir vinhos de qualidade acessíveis até a consumidores que não costumam desembolsar grandes quantias por uma garrafa de vinho, como é o caso deste recém-lançado Reserva Cabernet Sauvignon 2007.

Surgiram apenas 90 mil garrafas da safra 2007 do vinho, elaborado a partir de uvas provenientes de vinhas com 10 anos de idade, situadas no Vale do Rapel, região com grande variação de temperatura, com dias quentes e noites frias. Na elaboração, este tinto chileno fermentou por 10 dias a 28ºC de temperatura, além do estágio de seis meses de 80% do vinho em barricas de carvalho francês.

“Trata-se de um vinho com uma relação qualidade preço imbatível e muito fácil de beber”, afirma Carolina Rivera, representante da vinícola, ressaltando que o Reserva Cabernet Sauvignon está pronto para ser consumido ao lado de carnes vermelhas assadas ou grelhadas, carne de cordeiro, presunto cru (jamón) e queijos fortes.

Análise Técnica

A ótima relação entre qualidade e preço deste Reserva Cabernet Sauvignon da Misiones de Rengo foi destacada por Carolina Rivera, a representante da vinícola, entrevistada por MundoVinho, em sua breve passagem pelo Brasil em agosto de 2008. “Trata-se de um vinho que vem encantando os consumidores chilenos e que pode ser apreciado também no Brasil por um preço acessível, se levada em consideração sua qualidade”, afirma ela sobre o vinho, importado pela Épice.

“É um vinho com coloração rubi intensa, com reflexos púrpuras e violáceos, além de brilhante e límpido”, afirmou ela, em sua análise sobre os aspectos visuais deste tinto chileno do Vale do Rapel.

Em relação aos aromas, Carolina mencionou os perfumes que lembram frutas vermelhas maduras, como morango e cereja, notas de cassis e pimenta, bem como a presença de madeira, em função do estágio em barricas de carvalho francês.

“Para mim os aromas do Reserva Cabernet Sauvignon se confirmam no paladar, incluindo sabores relacionados à madeira integrados”, disse a especialista, que ainda comentou sobre a grande persistência do vinho, a presença de taninos firmes livres de sensação de adstringência, e o “encorpado” do exemplar.

“É um vinho concentrado e elaborado cuidadosamente através de uma prensagem leve na cantina”, arrematou Carolina. Este vinho deve ser consumido entre 16 e 18 graus de temperatura, preferencialmente acompanhando carnes vermelhas, carne de cordeiro, presunto cru (jamón) e queijos fortes. 

Nossa Análise

Este Reserva Cabernet Sauvignon, lançamento da Misiones de Rengo, possui realmente uma boa relação entre preço e qualidade, conforme classificação da representante da vinícola, Carolina Rivera. Trata-se da segunda melhor linha da empresa, a linha reserva, cuja elaboração inclui o estágio em barricas de carvalho francês.

A indicação é para degustá-lo tanto no dia-a-dia ou em ocasiões nas quais os pratos são mais elaborados, principalmente aqueles com carnes vermelhas assadas ou grelhadas, carnes de cordeiro, presunto cru (jamón) ou durante um evento de queijos fortes e vinhos.

Sua coloração é rubi intensa, com toques violáceos, e seus aromas são muito agradáveis, lembrando perfumes de frutas vermelhas, como cereja. Surgem também outros aromas secundários relacionados à madeira, por conta do estágio já mencionado em barricas de carvalho francês.

Essa diversificação de aromas faz deste Reserva Cabernet Sauvignon um vinho complexo, cujos perfumes se confirmam em sabores na boca muito facilmente identificáveis, se respeitada a temperatura de 18ºC no momento do serviço.

Seus taninos (substância adstringente que amarra lábios e gengivas) são típicos de um exemplar da uva Cabernet Sauvignon, presentes, mas leves e passageiros. Seu ataque na boca também provoca frescor e salivação dos lados da língua, por causa da acidez, integrada e em harmonia com o álcool imperceptível na degustação.

É um vinho persistente – em que o gosto permanece por vários segundos na boca depois do gole –, além de ser um exemplar encorpado (que provoca sensação tátil na boca), sendo mais um ponto forte deste tinto chileno.

Harmonização

Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, incluindo costela de boi
Carne de cordeiro
Presunto cru (jamón)
Queijos fortes
Queijo coalho

Onde Encontrar

Épice

(11) 6910-4662 (São Paulo)
www.epice.com.br

Via Vini Casa de Vinhos
(11) 5042-0077 (São Paulo)
www.viavini.com.br

Estação do Vinho
(11) 3045-2461 (Grande São Paulo) ou 0800 7271513 para outras regiões do Brasil
www.estacaodovinho.com.br

 

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions