Vinho
Indicar para um amigo

Lot 5 Chardonnay 2007 (Viña Leyda)

País: Chile (Vale Leyda)
Safra: 2007
Tipo: Branco (100% Chardonnay)
Álcool: 13,90%
Temperatura de consumo: 10ºC a 12ºC
Preço: R$ 98,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O Lot 5 Chardonnay é o branco top da jovem vinícola Leyda, empresa estabelecida em 1997 na província de San Antonio, no Vale Leyda, no Chile. Seu nome se justifica pelo fato das uvas deste vinho nascerem das vinhas do bloco 5, a parcela mais fria e uma das mais nobres, instalada no Vale Leyda, área para cultivo recém descoberta situada a 14 km do mar e que compõe os mais de 200 hectares de vinhedos da empresa.

“Este Chardonnay é um branco diferenciado, com muita complexidade e textura, um vinho gastronômico”, afirma Carlos Eduardo Nogueira, gerente da loja Moema (SP) da Grand Cru, importadora do rótulo.

Para este e todos os demais vinhos da Leyda, Nogueira ressalta que “a filosofia é produzir vinhos de alta qualidade em quantidades limitadas. Para alcançar isto, busca-se o melhor terroir onde cada variedade de uva pode alcançar seu potencial máximo”.

Na parcela 5 os cuidados no manejo das plantas e dos frutos é redobrado, em busca da melhor qualidade e seleção das uvas, que chegam a ser protegidas dos raios diretos do sol. Cada vinha fornece, no máximo, um quilo de uva, o que, segundo a vinícola, garante um vinho branco concentrado e muito aromático.

No seu processo de elaboração se destacam os 10 meses de fermentação natural apenas com as leveduras selvagens das próprias uvas, em barris de carvalho francês. Na mesma madeira, sendo 30% em carvalho novo, este vinho envelhece pelo mesmo período.

A recomendação é para consumo do Lot 5 gelado em um almoço durante um dia ensolarado, por exemplo, escoltando pratos principalmente à base de frutos do mar e peixes.

Análise Técnica

O Lot 5 é o principal branco elaborado pela Viña Leyda, proveniente de uvas da parcela 5 dos vinhedos da empresa, um dos recortes mais nobres no Vale Leyda, onde se registram as mais frias temperaturas.

Segundo o gerente da loja Moema da Grand Cru, importadora do rótulo, Carlos Eduardo Nogueira, este branco merece ser apreciado ao lado de pratos à base de peixes e frutos do mar, preferencialmente durante um almoço em dia ensolarado.

Ele destacou a cor amarelo-palha do vinho, bem como seu brilho e bela aparência na taça. Em relação aos aspectos olfativos, Nogueira apontou a alta complexidade deste branco chileno, que alterna perfumes que lembram frutas e aqueles que denunciam o estágio em carvalho.

“Em primeiro lugar aparecem os aromas de frutas, notas cítricas de limão e tangerina. Em seguida, são perceptíveis os perfumes relacionados à madeira, muito bem integrados e deliciosos”, descreve ele.

Na boca, o gerente apontou a persistência deste Lot 5, sua refrescância e textura. “Notadamente este chileno é um chardonnay de uma linha superior, muito bem elaborado e estruturado, sem deixar de apresentar uma excelente acidez típica dos vinhos brancos”, ressalta Nogueira, que apresentou este chileno à equipe Mundovinho em degustação realizada em 2008.

Ele ainda comentou a sensação cremosa deste vinho em contato com a língua, sendo mais um ponto favorável que denota a qualidade do chileno Lot 5.

Nossa Análise

O Lot 5 Chardonnay é o banco top da vinícola chilena Leyda, elaborado com uvas da parcela 5 dos vinhedos, onde registram-se as mais fria temperaturas e uma das mais nobres áreas de cultivo da empresa.

Por esse motivo, é um vinho que deve ser consumido fora da rotina do dia-a-dia, preferencialmente em refeições especiais ou comemorativas, escoltando pratos à base de peixes e frutos do mar, como um salmão grelhado ou mesmo um risoto de camarão.

Este branco chileno é feito com as melhores uvas e a vinícola investe para o resultado final impressionar e denotar a qualidade do principal chardonnay da casa. Nesse sentido, o Lot 5 é um vinho muito complexo (diversidade de aromas), com aromas cítricos e frutados bem como perfumes que denunciam seu estágio de 10 meses em carvalho francês, como o amanteigado bastante perceptível.

Na boca a primeira impressão é de um vinho encorpado, na qual é possível sentir a sensação tátil da bebida à boca, um certo peso e cremosidade, além da excelente refrescância em função da acidez peculiar dos vinhos brancos. Os sabores frutados e cítricos também se confirmam e permanecem por vários segundos após o gole, incluindo algo mineral.

Pode-se afirmar ainda que essas sensações tendem se modificar a cada novo gole ou a cada aproximação da taça ao nariz, ou seja, novos perfumes e sabores podem surgir com o aumento da temperatura do vinho, por exemplo, que à priori deve ser servido gelado.

Surpresas assim são mais pontos positivos para esse branco chileno, importado ao Brasil pela Grand Cru.

Harmonização

Peixes e frutos do mar
Risoto de camarão
Salmão grelhado

Onde Encontrar

Grand Cru
(11) 3624-5819 (São Paulo)
www.grandcru.com.br

Copyright® 2018 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions