Vinho
Indicar para um amigo

Prosecco Costazzurra Brut (Cantina Contarini)

País: Itália (Canegliano - Treviso - Vêneto)
Safra: -
Tipo: Espumante (100% Prosecco)
Álcool: 11,00%
Temperatura de consumo: 8ºC a 10ºC
Preço: R$ 24,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Conegliano, junto com Valdobbiadene, se destacam dentro do centro produtor de Prosecco no Vêneto, no norte da Itália. Nessa região, 15 comunas, situadas na Província de Treviso, são os pólos de destaque na produção desse tipo de espumante. Em Conegliano, está instalada a Cantina Contarini, responsável pela produção deste Prosecco Costazzurra Brut.

O espumante oficialmente não é safrado, embora há indicativo na garrafa avaliada por MundoVinho de se tratar de um lote de 2006. O produto foi desenvolvido com exclusividade para a importadora Costazzurra, sendo que, em 2008, cerca de 180 mil garrafas desembarcaram no Brasil.

Conegliano se caracteriza por solos de origem sedimentar, calcária e argilosa nas colinas, e argiloso de média consistência ou também rochoso, nas planícies. É um local também de temperatura fria, sobretudo à noite, por ser uma região de terreno elevado. A boa insolação possibilita o amadurecimento das uvas de forma correta, nos prazos adequados.

O Prosecco Costazzurra Brut é produzido pelo método Charmat, com segunda fermentação em autoclaves, o que gera as borbulhas do vinho. Para ser qualificado como Brut, o exemplar conta com uma quantidade de açúcar residual, na sua composição, inferior a 15 gramas por litro, tornando-se moderadamente seco.

Deve ser servido com temperatura entre 8ºC e 10ºC e harmoniza com saladas, peixes, sushi e sashimi, além de alguns tipos de sobremesas e frutas.

Análise Técnica

Afonso Almeida Junior, diretor internacional da importadora Costazzurra, responsável pela importação do Prosecco Costazzurra Brut, qualifica o exemplar como um produto versátil, recomendado para vários tipos de ocasião.

Por isso, na visão dele, o espumante desponta como ótima opção para ser servido como um  aperitivo, bem como agrada ao acompanhar “magnificamente” pratos.

Ao avaliar o produto, o especialista apontou a coloração amarelo palha claro no exame visual, acompanhado de uma perlage “fina e persistente”. “É um ótimo vinho para os dias quentes e uma excelente alternativa para ser servido em festividades”, comenta.

Partindo para a análise olfativa, Junior afirmou que as notas do espumante apresentam um “perfume típico e ligeiramente aromático, que recordam as flores de acácia”.

No paladar, a textura “macia”, a sensação de “frescor” e o sabor “frutado” do Prosecco Costazzurra Brut, na análise do diretor da importadora, formam um conjunto de “leveza” do produto. “É um espumante extremamente agradável ao paladar dos brasileiros”, assegura. “Não temos dúvida de que se trata de uma das melhores relações de qualidade e preços disponíveis no nosso mercado.”

Nossa Análise

Não dá para dizer que o Prosecco Costazzurra Brut segue uma “mesmice” dos vinhos espumantes produzidos com essa cepa e na comuna de Conegliano. Seria injusto com o produto e ofuscaria alguns dos pontos altos desse exemplar que, embora simples, merece todo respeito e recomendação.

A coloração é de um amarelo palha, claro, com reflexos esverdeados. Suas borbulhas são finas e regulares, embora a espuma não seja muito persistente.

Os aromas remetem a perfumes de flores brancas, frutas cítricas (em especial, casca de laranja), algo de limão e um cheiro bem adocicado, a lembrar geléia de laranja.

Na boca, teve um ótimo comportamento – e aí chegamos ao ponto alto. O álcool de 11% combinado à ótima sensação refrescante e provocadora de saliva (acidez) merece destaque. Há claramente uma leveza no espumante. Ainda que seja, como todo Prosecco, essencialmente despretensioso, mostra uma intensidade de sabor cítrico, lembrando a limão, que o diferencia. Isso porque vem acompanhado de um leve amargor. Tudo isso traz uma agradável sensação de alegria, de explosão de fruta na boca e, claro, muito prazer.

Além disso, depois do gole, tem uma ótima persistência, mantendo o gosto na boca por mais de seis segundos, enquanto a salivação continua. É, portanto, um Prosecco diferente e capaz de agradar tanto a paladares mais severos, quanto aqueles que só querem bebericar em momentos de descontração.

Harmonização

Aperitivo
Canapés
Saladas verdes
Sushi e sashimi
Peixes
Frutas (abacaxi, melão)
Sobremesas (panetone)

Onde Encontrar

Costazzurra
(11) 3864-1533 (São Paulo)
www.costazzurra.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions