Vinho
Indicar para um amigo

Mas Igneus FA206 (Mas Igneus)

País: Espanha (Priorato - Catalunha)
Safra: 2003
Tipo: Tinto (70% Garnacha Negra, 25% Cariñena e 5% Merlot)
Álcool: 14,50%
Temperatura de consumo: 16ºC a 18ºC
Preço: R$ 106,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Nascida em 1996 e com uma das bodegas mais modernas da Espanha, reformada em 2004, a Mas Igneus é certamente dos projetos mais interessantes da vitivinicultura daquele país. Instalada no Priorato, na Catalunha, é a primeira vinícola da região a seguir o “cultivo ecológico” de uvas, sem utilização de tratamentos químicos e sintéticos, como herbicidas, pesticidas e outros produtos. Ou seja, a produção segue as normas da agricultura orgânica.

O Mas Igneus FA206 surge do corte de quatro uvas: Garnacha Negra (70%) e Cariñena (25%) – típicas e principais cepas da região – e a francesa Merlot (5%).  A vinícola dispõe de meros 11 hectares de vinha destinados à produção desse e de outros vinhos tintos, de um total de pouco mais de 100 hectares de propriedade, e adquire pequenas produções de uvas dos “viticultores ecológicos de Poboleda”, que recebem apoio técnico nas plantações.

Na região, destaca-se o solo llicorella, único no país, pedregoso e pobre, de origem vulcânica, formado por lâminas rochosas e que pouco retém água. Nasce daí o sabor mineral encontrado no  Mas Igneus FA206.

Os vinhedos estão posicionados nas encostas das montanhas, com forte influência dos dias de Sol e calor e, ao mesmo tempo, dos ventos frios advindos do Mar Mediterrâneo. Um terroir único, ímpar, beneficiando a produção de grandes vinhos. Mesmo a vinícola sendo relativamente jovem, os vinhedos datam de 35 anos, com produção em escala muito baixa: 2.500 kg por hectare.

A sigla FA206 significa Fusta Allier (madeira de Allier, um dos mais importantes provedores de barricas de carvalho francês), de segundo ano, tendo o vinho estagiado por seis meses. É engarrafado diretamente, sem passar por clarificação e estabilização a frio.

MundoVinho avaliou a safra 2003 do Mas Igneus FA206, considerada pelos especialistas e enólogos espanhóis como “muito boa”. Este tinto seco, de acordo com o produtor, tem uma estimativa de evolução em garrafa de cinco a seis anos e, exatamente por isso, a safra de 2003 estava no seu auge em 2009. Deve ser servido com temperatura de 16ºC a 18ºC e vai bem acompanhando uma carne vermelha, massas com molhos não muito condimentados e até carnes brancas, como frango.

Análise Técnica

“Para quem não conhece a produção vinícola da região de Priorato, na Catalunha e quer conhecer vinhos diferentes, o Mas Igneus FA206 é uma proposta muito interessante, de uma vinícola única, focada em princípios ecológicos.” Assim, direto ao ponto, o sommelier Sandor Szarukan, da importadora World Wine, apresenta esse vinho espanhol.

O especialista descreve a coloração rubi com reflexos púrpura, de intensidade média.

No olfato, “notas de frutas vermelhas mais maduras, como cereja e framboesa”.  Szarukan acrescenta nuanças de especiarias trazidas pelas barricas de carvalho francês, de segundo ano. “Há uma ótima combinação entre Garnacha Negra, Cariñena e Merlot”, acrescenta.

Segundo ele, no paladar, o Mas Igneus FA206 se apresenta aveludado, sedoso, ainda que novamente sem grande intensidade. “Os taninos não são robustos e  o vinho apresenta elegância na textura e no álcool”, reforça, enfatizando o “calor” provocado pelo álcool.

“Deve ser harmonizado com carnes vermelhas, de caça, e molhos médios com massas”, sugere. “É um vinho para quem gosta de experimentar algo diferente, de explorar as diversas regiões produtoras”, acrescenta.

Nossa Análise

Imagine um vinho não famoso, de uma vinícola desconhecida, de uma região longe de figurar entre as principais referências globais quando o assunto é bons vinhos. Seria um vinho a ter tudo para passar despercebido mas, exatamente por essas circunstâncias, Mas Igneus FA206 é uma descoberta. E encantadora, o que torna mais bacana e interessante conhecer esse tinto seco.

O exemplar espanhol, produzido em Priorato, na Catalunha, é um orgânico muito agradável, versátil e em condições de encantar paladares neófitos, ao mesmo tempo que surpreende até mesmo os mais experientes. Portanto, capaz de agradar enófilos e quem pouco se importa com as peculiaridades de cada vinho.

Possui coloração rubi, não demasiadamente profunda por se tratar de um tinto de corpo médio. Os reflexos são violáceos e o líquido se mostra límpido e brilhante.

Na taça, exala um perfume marcante e notável, facilmente, de cereja. O cheiro levemente adocicado também faz lembrar baunilha, especiaria (puxado para canela) e tostado, algo de madeira queimada, odores resultantes da passagem por seis meses em barricas de carvalho francês de segundo ano.

O Mas Igneus FA206 é elegante na boca e profundamente prazeroso. A sensação tátil é de um vinho fino, leve, embora com boa potência, confirmando o sabor de cereja e uma presença mineral, timidamente salgada. Os taninos (substância adstringente, de compressão de gengivas e lábios) apareceram, mesmo  em se tratando de uma safra 2003, o que, pelo menos em tese, não deveria acontecer de forma tão marcante. Também não podemos deixar de citar a sensação de “calor” provocada pelo tinto seco, já que possui 14,5% de álcool, característica recorrente dos vinhos espanhóis.

Pouco se nota a acidez (sensação fria, provocadora de salivação), mas, efetivamente, o conjunto é excepcionalmente bem integrado. Depois do gole, há persistência média, de três a cinco segundos, e um retrogosto delicioso, a combinar tostado com uma ponta salgada.

Fácil de beber, versátil, o Mas Igneus FA206 merece, no entanto, um prato para escoltá-lo, como uma paella ou um coelho ao molho. Um achado a ser dividido com companhias agradáveis, em momentos de prazer.

Harmonização

Carnes vermelhas
Caças
Paella
Coelho ensopado
Massas com molho de média intensidade

Onde Encontrar

World Wine
(11) 3315-7477 (São Paulo)
www.worldwine.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions