Vinho
Indicar para um amigo

Prosecco Extra Dry Maschio dei Cavalieri (Cantine Maschio)

País: Itália (Vêneto - Treviso)
Safra: -
Tipo: Espumante (100% Prosecco)
Álcool: 11,00%
Temperatura de consumo: 6ºC a 8ºC
Preço: R$ 59,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Cantine Maschio produz espumantes italianos no Vêneto há 25 anos e, atualmente, é uma das líderes em vendas no mercado italiano, com cerca de 20% de fatia do mercado. As produções da casa são feitas com as uvas Chardonnay, Verduzzo, Pinot, Cabernet e a Prosecco, entre outras. Esta última, inclusive, uva autóctone do Vêneto, é a utilizada neste Prosecco Extra Dry Maschio dei Cavalieri.

A denominação "Extra Dry" é a mais tradicional para os Proseccos e significa, conforme determinação técnica usada no Vêneto, que esse espumante está no meio termo entre o "Brut", a versão mais seca, e o "Dry", que é a versão mais doce, de modo que ele possui um leve açúcar residual natural.

Produzido na região que compreende as cidades de Conegliano e Valdobbiadene, “berço dos Proseccos”, as uvas deste borbulhante italiano sofrem influência do clima temperado e úmido, com temperaturas que se assemelham ao clima mediterrâneo. O inverno é breve e no verão os dias são quentes e abafados.

De acordo com a vinícola, o Prosecco Extra Dry Maschio dei Cavalieri é ideal para acompanhar pratos à base de peixes, massas e frutas. Além disso, pode ser degustado como aperitivo ou em brindes comemorativos, por exemplo.

A recomendação da vinícola é o consumo imediato deste espumante, que deve ser servido gelado, entre 6ºC e 8ºC. A Magna Import, de São Paulo, é a responsável pela distribuição do Prosecco Extra Dry Maschio dei Cavalieri no Brasil.

Análise Técnica

“O Prosecco Extra Dry da Cantine Maschio é um espumante saboroso de altíssima qualidade, elaborado por uma empresa que possui mais de 25 anos de mercado e alcançou a liderança na produção de frisantes e espumantes no Vêneto”. Essas foram as considerações iniciais da gerente de marketing da Magna Import, Pryscilla Peixoto Amaral, sobre este italiano borbulhante elaborado com uvas autóctones Posecco.

Na avaliação visual do vinho, Pryscilla destaca a leve coloração amarelo palha e a vigorosa perlage delicada e persistente, que demonstram a qualidade do espumante.

“No nariz, a característica mais marcante é o intenso aroma de frutas. Na boca, ele é limpo, aromático e agradável, com um leve resíduo de açúcar natural facilmente perceptível e gostoso”, afirma.

Na opinião da gerente de marketing da Magna Import, o Prosecco Extra Dry Maschio dei Cavalieri é o espumante ideal para brindes em comemorações em geral.

Excelente também se degustado em dias quentes de verão, por ser extremamente refrescante, à beira da piscina, por exemplo. “Gosto muito dele ainda como aperitivo, antes de uma refeição importante em família”, sugere. “Vai muito bem com peixes, frutas secas e massas”, finaliza a executiva e lembra que a temperatura de serviço do espumante é entre 6ºC e 8ºC.

Nossa Análise

O Prosecco Extra Dry Maschio dei Cavalieri é um espumante italiano do Vêneto, região considerada o berço da uva Prosecco e de tradição na produção de vinhos borbulhantes italianos.

Sua denominação "Extra Dry" significa que ele está no meio termo da versão mais seca, que é a "Brut", e a versão mais doce, que é a "Dry", possuindo um leve açúcar residual natural que certamente será percebido pelo consumidor.

Em relação à sua aparência visual, apresenta uma cor amarelo palha bem clarinha, com borbulhas finas (sinal de qualidade) e muito persistentes, além de espuma abundante.

Esses aspectos sugerem, e depois essa suspeita é confirmada, de ser esse espumante um vinho despretensioso, porém refrescante e aromaticamente frutado.

No nariz, há boa intensidade de aromas de frutas e algo um pouco doce que pode lembrar o cheiro de mel. Na boca, é extremamente refrescante (sinal da boa acidez que provoca salivação nos cantos abaixo da língua) e suas borbulhas agulham a língua, ao mesmo tempo em que é um espumante leve (sensação tátil do vinho na boca) e de persistência (sensação aromática na boca depois do gole) entre curta e média.

Sua graduação alcoólica de apenas 11% também colabora com a despretensão da bebida, ideal para brindes, como aperitivo ou para se deliciar num dia de calor à beira da piscina, por exemplo. Tanto o importador como o produtor ainda sugerem este Prosecco como acompanhamento de massas, peixes e frutas secas.

Harmonização

Sem acompanhamento
Aperitivo
Massas, peixes e frutas secas

Onde Encontrar

Magna Import
(11) 2113-0999 (São Paulo)
www.magnaimport.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions