Vinho
Indicar para um amigo

Cave Pericó Brut Branco (Vinícola Pericó)

País: Brasil (Pericó Valley – São Joaquim – SC)
Safra: -
Tipo: Espumante (60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 5ºC a 8ºC
Preço: R$ 34,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, obteve fama nacional por nevar. Ali também estão instalados os vinhedos da Vinícola Pericó, numa região denominada Pericó Valley, de onde foi originado esse Cave Pericó Brut Branco.

Nascido em 2002, com o plantio das castas Merlot e Cabernet Sauvignon em posição de 1,3 mil metros de altitude acima do nível do mar, o projeto é comandado por Wandér Weege, enófilo e administrador da Malwee Malhas.

A localidade se caracteriza por temperaturas muito baixas, com momentos de geadas nas suas noites frias, porém com dias ensolarados, propiciando um amadurecimento adequado dos frutos.

Até 2008, a Pericó colheu apenas Merlot e Cabernet Sauvignon, passando, depois, a cultivar Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Por isso, o Cave Pericó Brut Branco conta com 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Merlot.

De acordo com o enólogo, Jefferson Sancineto Nunes, as uvas colhidas em São Joaquim seguiram, em câmaras frigoríficas, para Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, onde o vinho foi processado. Como um típico blanc de noirs, ou seja, um vinho branco feito com uvas tintas, as cascas foram extraídas imediatamente após a primeira prensagem, sobrando apenas o suco.

A produção seguiu o processo Charmat, de fermentação feita em cubas, após a adição de leveduras especiais, que além de gerar gás carbônico, aportaram aromas frutados ao espumante.

Cerca de 12,5 mil garrafas foram elaboradas desse espumante, que está pronto para ser servido, com temperatura entre 5ºC e 8ºC. A harmonização aconselhável é com saladas, peixes, canapés, mas é um vinho que suporta também pratos condimentados.

Análise Técnica

O enólogo e engenheiro agrônomo Jefferson Sancineto Nunes, responsável pelo Cave Pericó Brut Branco, avalia o exemplar como um espumante “superior”, quando comparado a outros produzidos pelo método Charmat.

“Desenvolvemos um trabalho criterioso para a produção de um espumante muito saboroso, refrescante, que se posiciona bem se comparado a outros fabricados pelo método Charmat”, argumenta.

Segundo ele, o espumante apresenta coloração amarelo palha, bem claro e cristalino. A elaboração segue o padrão dos blanc de noirs, de vinhos brancos feitos com uvas tintas, no caso, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Nas bolhas, aponta o especialista, já é possível notar primeiro diferencial do Cave Pericó Brut Branco: enquanto a média dos espumantes Charmat possuem bolhas grandes, o exemplar de São Joaquim apresenta borbulhas finas e numerosas. “A perlage é curta, mas o volume de bolhas é de muito bom para excelente, que se soltam não de forma muito constante, algo normal para fermentação pelo processo Charmat”, sustenta.

Nunes afirma que o tipo de levedura utilizada aportou notas de maçã verde e pêra branca ao espumante, além de nuanças de tostado.

“Esse brut, na boca, revela excelente acidez, com bom volume de gás carbônico e uma salivação acentuada. Há um interessante equilíbrio entre acidez e açúcar e não se nota o amargor e nem doçura”, aponta. “É um espumante super versátil, um verdadeiro curinga, que combina maravilhosamente bem com frutos do mar e pratos mais gordurosos, em refeições, ou mesmo como um aperitivo ou para ser servido em coquetel, em festas.”

Nossa Análise

Um trabalho muito bom vem sendo desenvolvido pelas vinícolas em Santa Catarina. Quem bebe o Cave Pericó Brut Branco entenderá o que estamos falando, um espumante muito correto e que deve ser melhorado nas safras a partir de 2009, quando a Vinícola Pericó começa a colher as primeiras safras de Pinot Noir e Chardonnay.

O espumante se apresenta com coloração amarelo palha, muito clara, e reflexos esverdeados. Há uma grande quantidade de borbulhas, finas, que se desprendem de forma irregular do fundo da taça, não subindo em linha reta. A espuma é também muito ligeira, sumindo rapidamente.

É nos aromas que o exemplar merece bom destaque. Primeiro, por gerar uma sensação fria no nariz, um bom frescor, combinado com cheiro de maçã verde, pêra williams e até uma ponta mineral, muito leve.

Na boca, a sensação refrescante se confirma. É um exemplar leve e que não enche a boca. Saboroso, é fácil de beber, com um gostinho adocicado, um amargor muito sensível e salivação abundante. O álcool, de 12%, é bem integrado e não dá vontade de parar de beber o Cave Pericó Brut Branco.

Tem um retrogosto, depois do gole, levemente cítrico, entretanto, ligeiro, de 2 a 4 segundos. Vai muito bem como um aperitivo, coquetel para festas, acompanhando uma salada, peixe e culinária japonesa. Um belo espumante, que só tende a evoluir nas próximas edições a serem lançadas pela Vinícola Pericó.

Harmonização

Salmão
Antipastos
Canapés
Peixes em geral
Camarão
Culinária japonesa e oriental

Onde Encontrar

Vinhos Web
(51) 3398-6701 (Porto Alegre)
www.vinhosweb.com.br

Copyright® 2018 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions