Vinho
Indicar para um amigo

Salton Évidence (Vinícola Salton)

País: Brasil (Serra Gaúcha – Bento Gonçalves - RS)
Safra: -
Tipo: Espumante (70% Chardonnay e 30% Pinot Noir)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 6ºC a 7ºC
Preço: R$ 45,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Vinícola Salton produz cerca de 78 mil garrafas do espumante brut Salton Évidence a cada ano. O vinho, sem safra determinada (não safrado), nasce do corte das cepas Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%), cultivadas em Bento Gonçalves, município da Serra Gaúcha (RS) que concentra a maior parte da fabricação nacional de vinhos.

A região montanhosa é formada por solos pedregosos e argilosos, sendo as vinhas expostas ao sol durante o dia, mantido um clima diurno temperado e noites muito frias. Ali, tanto a Chardonnay como a Pinot Noir obtêm ótimo desempenho, fator que há anos contribui para o reconhecimento global da qualidade dos espumantes brasileiros.

Após a prensagem pneumática das uvas e a primeira fermentação em temperaturas baixas em contato com os fermentos, cerca de 20% do mosto segue para barricas de carvalho francês para estagiar por um período de seis meses.

Depois, os vinhos separados são recompostos e a segunda fermentação é feita diretamente em garrafa, método conhecido como “Champenoise”, em temperatura constante de 10ºC, por um período de 12 meses.

Todo esse processo gera um espumante delicado e elegante, com boa complexidade aromática e de sabor. Na avaliação do diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat, o Salton Évidence é um produto versátil e elegante, que pode ser servido tanto como aperitivo ou coquetel para eventos, como também para acompanhar as refeições. “Para quem não quer correr riscos, sempre dizemos que um espumante brut é a pedida perfeita para atender um jantar do início ao fim e o Salton Évidence cumpre bem esse papel”, afirma.

A temperatura de serviço é de 6ºC a 7ºC e a garrafa deve ser mantida, após aberta, em um balde com gelo e água. MundoVinho avaliou o Salton Évidence em novembro de 2009.

Análise Técnica

Um espumante com versatilidade para atender eventos de comemoração, caso das festas de final de ano, como também para escoltar pratos em refeições são atributos do Salton Évidence, segundo o diretor-técnico da Vinícola Salton, Lucindo Copat.

O exemplar, nascido em Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha, apresenta características de equilíbrio, frescor e elegância nos aspectos visuais, olfativos e gustativos, segundo seu criador.

Copat destaca a coloração amarelo palha com reflexos dourados, contando com perlage fina e abundante. Nos aromas, ele enfatiza as notas de pão torrado, frutas cítricas, baunilha e flores do campo.

Essa complexidade de aromas também se manifesta nos sabores, de acordo com o especialista, ao apontar mel de acácia e feno maduro, compondo um conjunto harmônico, com ótima acidez integrada ao álcool (12%), e a textura cremosa e aveludada.

“É um espumante que apresenta muita elegância e, ao mesmo tempo, é muito versátil, desempenhando bem em um coquetel de recepção de evento, como também terá ótimo papel como acompanhamento gastronômico, pois conta com uma ótima complexidade”, explica o especialista.

Nossa Análise

O Salton Évidence se posiciona em uma faixa de preço bem interessante se consideradas suas qualidades. É um espumante de bom visual, boa complexidade aromática (bem perfumado) e bom sabor. Parece mais adequado para acompanhar uma refeição do que ser servido como aperitivo.

Sua coloração amarelo palha é discreta, nada intensa, mas apresenta reflexos interessantes, puxando para dourado e esverdeado. O volume de borbulhas é grande, sendo que as pequenas bolhas que se desprendentem tem tamanho pequeno para médio e a coroa que se forma na superfície é resistente, indicando qualidade.

Produzido pelo método "Champenoise", de segunda fermentação em garrafa, revela boa complexidade aromática, com destaque para as notas de pão tostado, maracujá e abacaxi maduro.

A presença de boca é muito agradável, com as borbulhas pinicando constantemente a língua. O corpo é de média intensidade e a sensação tátil é de preenchimento dos cantos da boca, mas sem tanta cremosidade. Nota-se mais o frescor e a acidez, provocadora de saliva em abundância, bem integrados ao álcool. O sabor é seco, confirmando as notas de frutas cítricas e uma tímida presença de açúcar residual, muito agradável e nada comprometedor. É um espumante que não se torna enjoativo.

Deve ser consumido com temperatura de 6ºC a 7ºC, devendo permanecer em um balde com gelo ou winecooler após aberto. Harmoniza muito bem com frutos do mar.

Harmonização

Peixe
Frutos do mar
Mariscos
Aves trufadas

Onde Encontrar

Vinícola Salton
(11) 6959-3144 (São Paulo) ou (54) 2105-1000 (Bento Gonçalves)
www.salton.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions