Vinho
Indicar para um amigo

Freixenet Cordon Negro Brut (Freixenet)

País: Espanha (Catalunha - Sant Sadurni d`Anoia)
Safra: -
Tipo: Espumante (40% Parellada, 35% Macabeo e 25% Xarello)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 6ºC a 7ºC
Preço: R$ 50,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Cordon Negro Brut da Freixenet é o carro chefe da marca no Brasil e no mundo, e uma das cavas mais conhecidas e importadas, elaborada a partir do corte de três variedades de uvas autóctones espanholas, a Macabeo, a Xarello e a Parellada. Das três, a Parrelada é a que tem maior percentual de participação. Considerada a estrela do blend das cavas, ela colabora principalmente com finos aromas frutados à bebida.

As uvas são cultivadas em vinhedos na comarca de Alt Penedès, próximo de Barcelona, na Catalunha, onde há uma denominação de origem das cavas (D. O. Cava), que, além das uvas nativas, mais recentemente também permite a utilização das variedades francesas Pinot Noir e Chardonnay para esses espumantes espanhóis.

E no município de Sant Sadurni d`Anoia, na comarca de Alt Penedès, estão instalados cerca de 90% das vinícolas produtoras, ou algo em torno de 50 casas, incluindo a Freixenet, que fazem da cidade o berço das cavas e deste Cordon Negro Brut não safrado.

Como todo espumante da Freixenet, a Cordon Negro Brut é produzida pelo método champenoise, o mesmo da fabricação dos champagnes – também denominado método tradicional fora da França, na qual a segunda fermentação do vinho, a que produz as borbulhas, acontece dentro da própria garrafa.

Indicado para comemorações, a Cordon Negro Brut também pode ser servida em refeições, acompanhando pratos contendo frutos do mar, carnes brancas, peixes e pizzas de queijo. É importada pela Preebor Company Brasil, que não divulga o número de garrafas anuais desembarcadas no País. MundoVinho provou a Cordon Negro Brut em janeiro de 2010.

Análise Técnica

De acordo com a Preebor Company Brasil, distribuidora nacional da cava Cordon Negro Brut da Freixenet, o espumante é muito apreciado em função de seu destacado frescor, comumente encontrado em vinhos borbulhantes. Podendo combinar uvas colhidas em anos diferentes, este espumante não é safrado pela Freixenet.

Elaborado com vinhos base das uvas autóctones espanholas Parrelada, Macabeo e Xarello, sua segunda fermentação é realizada pelo método champenoise.

Segundo Fabiano Ruiz, da Preebor Company do Brasil, a maior porcentagem de Parrelada no blend transfere ao vinho brut aromas finos e frutados.

Sua coloração é amarela palha, além de ser límpida e brilhante. Ainda nos aspectos de avaliação visual, apresenta borbulhas finas e persistentes, além de formar uma coroa de espumas na taça.

Ruiz ainda informa que a Cordon Negro Brut “tem paladar límpido, leve e com elegante e ampla via retronasal”.

A recomendação é para servi-la em comemorações ou mesmo acompanhando frutos do mar, risotos e carnes brancas. Está pronta para consumo, não necessitando de guarda, e deve ser servido gelada, entre 6°C e 7°C.

Nossa Análise

A cava Cordon Negro Brut da Freixenet é um espumante refrescante e indicado para ser servido em festas e recepções com aperitivos, mas também, segundo a produtora, acompanha pratos contendo carnes brancas, frutos do mar, peixes e ainda pizzas de queijo mussarela.

Está pronta para o consumo gelado entre 6°C e 7°C, sendo mantida sua temperatura colocando a garrafa dentro de um balde com água e gelo.

É produzida pelo método champenoise, pelo qual a segunda fermentação do vinho, a que produz as borbulhas, acontece dentro da própria garrafa, sendo a forma com mais foco na qualidade do produto final.

O resultado é um espumante de coloração amarelo-palha claro, com leves reflexos esverdeados, límpido e brilhante. Suas borbulhas são finas e intermitentes quando servido na taça, o que demonstra um aspecto positivo deste vinho.

Os aromas têm boa intensidade, são frutados cítricos e que lembram lima da pérsia e limão, dentre outras frutas. Na boca, o ataque das borbulhas na língua é delicioso, bem como seu frescor. Porém este é um vinho seco (brut) ligeiro, cujos sabores não persistem por muito tempo depois do gole.

Harmonização

Frutos do mar
Risotos
Carnes brancas
Pizza de queijo
Peixes fritos

Onde Encontrar

Preebor Company do Brasil

(11) 3062-4118 (São Paulo)
www.preebor.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions