Vinho
Indicar para um amigo

Bardolino Classico DOC (Domìni Veneti - Cantina Social Valpolicella Negrar)

País: Itália (Vêneto – Bardolino - Negrar)
Safra: 2006
Tipo: Tinto (70% Corvina Veronese, 10% Molinara e 20% Rondinella)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 16ºC a 18ºC
Preço: R$ 53,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Fundada em 1933, a Cantina Social Valpolicella Negrar, que abriga o Domìni Veneti, é uma cooperativa com 200 sócios e produz cerca de 350 mil garrafas por ano. Instalada na cidade de Negrar, a cerca de dez quilômetros de Verona, no norte da Itália, é a menor cantina da localidade e destacada produtora de Amarone (um vinho seco e opulento).

A Denominação de Origem Controlada (DOC) de Bardolino se estende das colinas baixas da cidade, de mesmo nome, até as margens do lago de Garda. Em termos geográficos, o Vêneto concentra as mais variadas regiões vinícolas italianas, entre elas, a Valpolicella, mundialmente conhecida.

O clima local sofre forte influência dos Alpes e das brisas advindas do lago de Garda, aportando frescor ao vinho. O Bardolino Classico DOC Domìni Veneti é produzido com as uvas nativas da localidade:  Corvina Veronese (70%), Molinara (10%) e Rondinella (20%).

Após colheita manual, as uvas seguem para desengace e prensagem automática, passando por fermentação, maceração, seguindo para fermentação em tanques de aço inox.

A safra 2006 no Vêneto é classificada pelos guias italianos como “muito boa” ou “excelente”. Embora já esteja pronto para o consumo e seja recomendável apreciá-lo ainda jovem, o Bardolino Classico DOC Domìni Veneti pode ser guardado até 2012. Esse tinto seco harmoniza bem com massas, risotos e frango assado ou grelhado. MundoVinho avaliou o exemplar em fevereiro de 2010.

Análise Técnica

Um vinho ideal para ser consumido no dia-a-dia ou ser servido em ocasiões mais informais, entre amigos ou acompanhando refeições mais leves, é a sugestão da sommelière Maitê Marani, da importadora World Wine, para o Bardolino Classico DOC Domìni Veneti.

“Destaca-se por ser um vinho fácil de agradar, muito leve, fresco e equilibrado”, afirma a especialista.

Segundo ela, a coloração apresenta-se com um vermelho rubi claro e, nos aromas, nota-se a marcação de frutas vermelhas maduras, “muito fresco e agradável”.

Maitê aponta, no paladar, o sabor bastante frutado e equilibrado, com boa acidez e taninos redondos. O equilíbrio também se confirma, de acordo com a especialista, na presença do álcool (12%), bem integrado ao conjunto do produto.

Nossa Análise

Um bom companheiro para a macarronada de domingo pode ser uma apresentação adequada para esse Bardolino Classico DOC Domìni Veneti. Como a maioria dos vinhos dessa Denominação, assim como outros do Vêneto, sobretdo os Valpolicella DOC, trata-se de um exemplar simples e informal.

Sua coloração é de um rubi claro, reforçando o conceito de um tinto seco jovem, com reflexos violáceos, límpido e brilhante.

Os aromas confirmam a tipicidade dos Bardolinos, com notas de frutas vermelhas, tendo na cereja sua maior intensidade, e uma ponta, ao final, que faz lembrar terra molhada.

Na boca, apresenta-se como um tinto leve, sem grande intensidade, mas honesto, gostoso. Os sabores frutados se confirmam, não há excesso de acidez (provocadora de salivação em média quantidade, nesse caso), e o álcool, de 12%, está bem integrado à bebida. Os taninos, a substância adstringente que “amarra” lábios e gengivas, também não é intenso, o que permite que o Bardolino Classico DOC Domìni Veneti possa, inclusive, ser bebido sem acompanhamento de um prato.

Trata-se, portanto, de um vinho fácil, para ser bebido de forma descontraída. Vai muito bem com massas ao molho ao sugo, bruschetta e frango.

Harmonização

Massas (macarrão) ao molho ao sugo
Bruschetta
Risoto
Frango assado ou grelhado

Onde Encontrar

World Wine
www.worldwine.com.br
(11) 3383-7477 (São Paulo)

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions