Vinho
Indicar para um amigo

Prosecco Dei Signori Extra Dry DOC (Cantine Umberto Bortolotti)

País: Itália (Valdobbiadene - Treviso - Vêneto)
Safra: 2005
Tipo: Espumante (90% Prosecco e 10% Chardonnay)
Álcool: 12,30%
Temperatura de consumo: 7°C a 9°C
Preço: R$ 39,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Da cidade de Valdobbiadene, na província de Treviso, região do Vêneto, no Norte da Itália, são colhidas as uvas que dão origem a esse espumante especialmente produzido para a importadora Prima Vinhos comercializar no mercado brasileiro. O rótulo é recém-chegado ao Brasil: as 200 mil garrafas desse Dei Signori Extra Dry 2005 desembarcaram por aqui em meados de 2006.

Na Itália, suas cepas são de uma região específica que possui Denominação de Origem Controlada (DOC), um sinal que garante a esse espumante uvas de qualidade, cultivadas em terrenos de barro, arenosos e rochosos. Vale ressaltar que Vêneto é o local de maior concentração de vinhas Prosecco da Itália.

Esses terrenos se situam a uma altura até 500 metros acima do nível do mar, onde o clima temperado predomina durante o dia e à noite a temperatura cai, com madrugadas frias. Essa característica climática, principalmente a da queda de temperatura durante a noite, é transferida ao vinho e pode ser percebida pelo frescor desse espumante.

Segundo Fernando Barbieri, um dos sócios da Prima Vinhos, a vinificação deste Prosecco é feita por métodos mais modernos, justamente para preservar os aromas e sabores frutados do Dei Signori Extra Dry DOC. Barbieri ainda afirmou que os rótulos importados ao Brasil receberam uma dose extra de gás carbônico no engarrafamento, para valorizar as borbulhas.

Análise Técnica

A degustação feita por MundoVinho do Prosecco Dei Signori Extra Dry aconteceu durante a 11ª Expovinis, em São Paulo, em abril de 2007. Já no início dos trabalhos, o importador Fernando Barbieri, sócio da Prima Vinhos, apontou que a versão Extra Dry é um pouco mais adocicada que o Brut.

Destacou no exame visual a cor amarela palha límpida. No exame olfativo, apontou seu perfume fragrante com toques predominantemente de flores.

Já na boca, o Prosecco apresentou sabor suave e frutificado de um vinho jovem, com espumas persistentes e abundantes, não esquecendo de ressaltar a granulação fina das borbulhas que sobem do fundo da taça.

“Tipicamente frutado, este Prosecco tem uma característica bastante alegre, sabor suave, e uma certa elegância, embora o que se busque nestes tipos de vinho é um perfil mais descontraído”, comentou.

Por essas características, o especialista recomendou o consumo como um aperitivo “natural e alegre”. “É um espumante versátil e gostoso”, acrescentou, ao enfatizar o bom volume de bolhas e o “colarinho” formado pelo gás, com longa duração.

Nossa Análise

Os dois grandes destaques do Prosecco Dei Signori Extra Dry DOC são as borbulhas em abundância e seu sabor levemente adocicado.

As borbulhas extras são conseqüência de uma dosagem a mais de gás carbônico no engarrafamento deste Prosecco, e isso ainda propicia espuma abundante quando servido na taça. Tais borbulhas explodem na língua do degustador logo no primeiro gole.

Uma sensação gostosa que se junta ao sabor um pouco mais adocicado do vinho, influência direta dos 10% de uva Chardonnay na composição do Dei Signori Extra Dry.

Além das características mais marcantes do espumante, pode-se afirmar também que esse Prosecco possui perfumes florais bem agradáveis e sabores frutados, além de ser bastante fresco, por conta do clima frio na região onde as cepas são cultivadas, sem perder seu equilíbrio entre a acidez – nota que resulta em salivação – e o álcool.

O álcool, por sinal, de 11,5% a 12,3%, é bem comportado, coadjuvante como deve ser com Proseccos, já que as estrelas são mesmo a acidez e o frescor.

É bastante persistente na boca, mantendo o sabor após o gole, deixando a "boca cheia" e, ao mesmo tempo, se revelando um vinho fino, levemente elegante, de qualidade e, acima de tudo, prazeroso.

Harmonização

Aperitivo
Canapés
Leves pratos de peixe, principalmente os oriundos da culinária italiana de Vêneto

Onde Encontrar

Prima Vinhos
(11) 5575-8725
Rua Machado de Assis, nº 264, Vila Mariana, São Paulo - SP
www.primavinhos.com.br

Copyright® 2020 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions