Vinho
Indicar para um amigo

Cono Sur Reserva Gewürztraminer 2006 (Cono Sur)

País: Chile (Casablanca Valley)
Safra: 2006
Tipo: Branco (100% Gewürztraminer)
Álcool: 13,50%
Temperatura de consumo: 10ºC a 12ºC
Preço: R$ 39,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

As vinhas do Vale de Casablanca que deram origem a esse vinho branco foram plantadas em 1997, segundo o enólogo Adolfo Hurtado, considerado o melhor enólogo do Chile em 2006 e gerente-geral da Bodega Cono Sur. Isso quer dizer que esse Cono Sur Reserva Gewürztraminer foi elaborado com uvas relativamente jovens, provenientes, contudo, de videiras que já produzem uvas há praticamente 10 anos, tempo suficiente de maduração para a produção de um vinho de qualidade.

Especificamente este vinho branco, apesar de ser um Reserva da linha Cono Sur, cujos vinhos têm como característica o afinamento em barris de carvalho, estagiou apenas em cubas de aço inox, por cinco meses, justamente para preservar “o caráter floral do vinho e suas notas de frutas”, explicou Hurtado, acrescentando que todo o processo de vinificação do exemplar ocorre em temperatura de 8ºC.

Uma bicicleta está desenhada no rótulo da garrafa desse vinho e simboliza, conforme explicou o enólogo, “o espírito e o esforço dos trabalhadores da bodega, que utilizam a bicicleta para se deslocarem pelos vinhedos, atentos a cada detalhe da plantação”. Também é uma forma de o produtor manifestar preocupação com o meio ambiente, já que este meio de transporte não polui.

O Cono Sur Reserva Gewürztraminer é indicado para acompanhar pratos da comida chinesa, além de aves e vegetais. A recomendação da vinícola é para que ele seja consumido em até três anos, a uma temperatura de aproximadamente 10ºC.

Análise Técnica

Amarelo com tons levemente dourados foi como o enólogo Adolfo Hurtado classificou a cor do Cono Sur Reserva Gewürztraminer ao servi-lo na taça durante degustação de apresentação do vinho.

Em seguida, o representante da bodega realizou o exame olfativo e identificou aromas de rosas e da fruta lichia, característicos da cepa Gewürztraminer. Dessa uva são os clássicos vinhos provenientes da Alsácia, região francesa localizada a Leste do país e junto da fronteira com Suíça e Alemanha.

Na boca, de acordo com Hurtado, esse exemplar confirmou a lichia e, agora no sabor, notas de minerais, notas essas que dificilmente se identifica o tipo mineral, mas é característica de vinhos feitos de uvas cultivadas em clima frio, como é o caso deste.

Hurtado ainda destacou a persistência dos sabores e aromas do reserva Gewürztraminer e seu frescor ao degustá-lo. Esse frescor significa a acidez perceptível que traz consigo a sensação de refrescância da bebida, mas que não compromete seu equilíbrio (entre acidez, álcool, fruta e açúcar) e o faz um vinho delicado, elegante, ou seja, de qualidade.

Nossa Análise

O grande destaque desse Cono Sur Reserva Gewürztraminer é a sensação de refrescância que o vinho produz na boca. Servido na temperatura recomendada de 10°C, a sensação se torna mais evidente.

O refrescante quer dizer que sua acidez é bastante perceptível, pela salivação que provoca na boca, combinando com o conjunto do vinho, de uma sensação bastante agradável, porém sem anular os sabores frutados do vinho. Ou seja, trata-se de um exemplar equilibrado.

Provando o vinho ainda é bastante fácil identificar o sabor de lichia e de flores, notas essas também perceptíveis no olfato. O vinho ainda é adocicado, mas nem um pouco enjoativo.

Apesar das agradáveis notas, tanto na boca como no nariz o vinho é de persistência média, ou seja, as notas somem antes de completar os seis segundos considerados o tempo ideal de persistência. Nesse sentido, é um vinho leve, não muito encorpado e com pouco álcool.

Contudo, o Reserva Gewürztraminer possui qualidade e boa complexidade de sabores (lichia e florais) e que, por sua jovialidade, deve ser consumido em até três anos.

Agrada como um vinho de entrada, quando de uma refeição de vários pratos, ou até mesmo como acompanhamento para um prato simples, de aves e vegetais, ou comida chinesa.

Harmonização

Comida chinesa
Aves e vegetais

Onde Encontrar

Wine Premium
(11) 4613-4661 (São Paulo)
www.winepremium.com.br/conosur

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions