Vinho
Indicar para um amigo

Chianti 2005 (Renzo Masi)

País: Itália (Chianti Rufina - Chianti - Toscana)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (95% Sangiovese, 2% Canaiolo e 3% Colorino)
Álcool: 12,50%
Temperatura de consumo: 16ºC
Preço: R$ 40,28

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Chianti são as colinas que vão de Florença em direção ao sul até Siena, na Toscana, Itália Central. Na região, dominada pela uva Sangiovese, existem duas áreas denominadas Chianti, uma delas a Chianti Clássico e a outra apenas Chianti, onde há, em ambas, a classificação italiana Denominazione de Origine Controllata e Garantita (DOCG), a mais alta para vinhos de qualidade, mas que pode não ser exatamente uma garantia, porque muitas regiões conquistaram politicamente essa denominação.

Este Chianti 2005 da Renzo Masi, contudo, é proveniente das uvas cultivadas fora da zona Clássico, mais especificamente da subzona de Chianti Rufina, ao leste de Florença, cujo local é a parte mais alta e mais fria de Chianti.

Normalmente os vinhos de fora de Chianti Clássico são considerados mais genéricos, mesmo estando dentro de uma DOCG, entretanto Chianti Rufina já é uma subzona fora do Clássico que se destaca exatamente pelo ótimo padrão de seus vinhos.

Vale ressaltar ainda a produção familiar de Renzo Masi, de seus vinhos frutados e de textura rica, elaborados com a ajuda da esposa Anna Lisa e do filho, o enólogo Paolo Masi. Apesar da qualidade, estão dentro de uma faixa de preço mais modesta.

Renzo Masi afinou este Chianti 2005 utilizando barricas de carvalho de segundo ano por cinco meses.

Análise Técnica

O Chianti 2005 foi degustado pelo sommelier Cezar França, também o responsável pela filial da importadora Decanter em São Paulo. De acordo com ele, este vinho foi perfeito no exame visual, uma bela cor vermelho rubi límpida, brilhante, sem defeitos.

No exame olfativo, França destacou os aromas de frutas vermelhas maduras e notas florais, principalmente de violeta. Segundo os apontamentos do especialista, o Chianti 2005 é um vinho fino, de qualidade, com aromas intensos, bastante perceptíveis, mas de persistência média no nariz.

Na boca, observou os sabores frutados e seu equilíbrio entre acidez, tanino e álcool, de modo que nenhuma das características se sobrepôs às demais. O sommelier ainda considerou que os sabores frutados e de florais são intensos, característicos da uva Sangiovese, entretanto de persistência média.

De acordo com ele, a presença de 2% da uva Canaiolo na composição deste rótulo colabora com a acidez do vinho, o tornando mais refrescante, ao mesmo tempo que os 3% de uva Colorino realçam os aromas deste exemplar de Renzo Masi.

Conforme disse o sommelier, o Chianti 2005 deve ser consumido ainda jovem e harmonizado com pizza, por exemplo, ou alguma comida quente que contenha tomates.

Nossa Análise

A cor do Chianti 2005 é bastante intensa, um rubi pendendo para violeta. Logo que servido na taça, exala aromas de frutas vermelhas maduras e algumas notas florais que formam um perfume bastante agradável, mas que não permanece por muito tempo no nariz.

Depois de cerca de 10 minutos na taça, percebeu-se notas de café, isso por conta dos cinco meses que o Chianti 2005 estagiou em barricas de carvalho. Essa mudança de aromas, mesmo depois de servido, significa que o vinho evolui bem.

Na boca, a primeira sensação de frutas foi confirmada, mas logo veio a sensação do tanino, uma amarradinha leve entre a gengiva e os lábios que sugere um acompanhamento para o vinho, uma comida que contenha tomates.

No entanto, o tanino não se sobrepôs aos outros componentes do vinho (álcool e acidez). Falando em acidez, o Chianti 2005 também provocou um agradável frescor que resultou em água na boca, influenciado principalmente pela presença dos 2% da uva Canaiolo.

Um vinho despojado, para acompanhar uma pizza, ou ser aberto naqueles encontros descontraídos, despretensiosos, com a família e amigos.

Harmonização

Bruschetta de tomate, mussarela de búfala e basílico
Bruschetta de cogumelos frescos
Antepasto italiano
Massas com molhos de tomate e carne
Pizza
Assados de aves
Carne de porco com alho e alecrim

Onde Encontrar

Decanter
(11) 3074-5454 (São Paulo) ou (47) 3326-0111 (Blumenau)
www.decanter.com.br

Copyright® 2021 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions