Vinho
Indicar para um amigo

Cono Sur 20 Barrels Cabernet Sauvignon (Cono Sur)

País: Chile (Vale Maipo 88% e Vale do Colchagua 12%)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (87% Cabernet Sauvignon, 6% Carmènere, 4% Malbec, 2% Petit Verdot e 1% Aspiran Bouchet)
Álcool: 14,00%
Temperatura de consumo: 18ºC
Preço: R$ 95,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A versão premium 20 Barrels Cabernet Sauvignon da chilena Cono Sur, subsidiária da Concha Y Toro, chegou em 1997 com o mesmo conceito de qualidade da linha inaugural (1996) de vinhos premium da Bodega, com o 20 Barrels Pinot Noir (também degustada por MundoVinho), na qual somente as melhores uvas da safra são escolhidas e colhidas manualmente.

Depois de colhidas, as uvas passam pelo processo de vinificação com temperaturas controladas em tanques de aço inox, somente para depois de todo o processo o vinho estagiar por 16 meses em barricas novas de carvalho francês, com temperatura controlada a 12°C.

Após o engarrafamento, o Cono Sur 20 Barrels Cabernet Sauvignon deve, preferencialmente, ser aberto em até sete anos após a safra indicada no rótulo, conforme explicou o enólogo e gerente-geral da Cono Sur, Adolfo Hurtado. E a temperatura de consumo ideal é de 18°C.

A região onde é cultivada a maior parte das uvas desse vinho (Vale do Maipo) possui 8,5 mil hectares de vinhedos, desde os sopés dos Andes, onde a altura chega a mil metros acima do nível do mar, até as partes mais baixas, em torno de 400 metros de altitude, locais esses onde estão as melhores uvas Cabernet Sauvignon, principalmente nas redondezas de Puente Alto, exatamente de onde vêm a maioria das uvas desse exemplar. Há variedade de solo e de clima, o que garante aos vinhos diferentes aromas e sabores.

Análise Técnica

Um vinho agradável no acompanhamento, principalmente, de carnes vermelhas, como um filé grelhado num churrasco. Essa foi a dica do enólogo Adolfo Hurtado ao iniciar sua explanação sobre o Cono Sur 20 Barrels Cabernet Sauvignon.

Isso por esse ser um rótulo para ele concentrado (com níveis consideráveis de tanino, sabor e cor) e, ao mesmo tempo, equilibrado, ou seja, com seu nível tânico característico da Cabernet Sauvignon em harmonia com acidez e álcool. “E por conta desses fatores o vinho é elegante, de qualidade”, afirmou o enólogo.

Já no exame visual, Hurtado destacou a cor vermelha negra e intensa do Cono Sur 20 Barrels Cabernet Sauvignon.

Depois, no olfato, Hurtado avaliou o exemplar como um vinho de certa complexidade, o que quer dizer que diversos aromas de frutas e alguns oriundos do afinamento em madeira são exalados. Dentre eles, Hurtado ressaltou o de frutas vermelhas, de cassis e de pimenta branca, além de um toque sutil de couro.

Um gole, seguido de outro, e em seguida o especialista apontou a persistência de sabores que permanecem na boca como mais um ponto alto deste Cono Sur 20 Barrels Cabernet Sauvignon.

Nossa Análise

O Cabernet Sauvignon da linha 20 Barrels da Cono Sur exala aromas bastante frutados que se alinham a um cheiro inicialmente defumado, decorrente do envelhecimento em madeira. Um perfume gostoso. Dentre as frutas, as mais presentes são as vermelhas, como a ameixa. Bem perceptível também, logo após do aroma defumado, é a nota de café, demonstrando características de torrefação.

No paladar, os aromas se repetem, agora em forma de sabor frutado e também num leve toque de couro, o que o caracteriza com um vinho complexo, ou seja, com várias notas de aromas e sabores.

Contudo, não é um vinho para se degustar num bate-papo entre amigos, por exemplo. Trata-se de um exemplar que pede um acompanhamento por conta da notada força do tanino (elemento que amarra a gengiva com os lábios), característica da cepa Cabernet Sauvignon. E o prato recomendado deve ser a base de carne vermelha grelhada, típico para a harmonização com vinhos encorpados, como este.

Sua cor vermelho rubi é intensa e se valoriza na taça. Falando em taça, sugere-se degustar esse vinho em taças altas, nas quais se poderá potencializar as percepções do Cono Sur 20 Barrels Cabernet Sauvignon, já que, por conta da complexidade do exemplar, é possível notar uma clara evolução do vinho com o passar dos minutos. Em taças menores, esses odores se perdem mais facilmente.

Harmonização

Churrasco
Filé grelhado
Carne vermelha defumada
Massas com molhos fortes, com espinafre e tomates

Onde Encontrar

Wine Premium
(11) 4613-4613 (São Paulo)
www.winepremium.com.br/conosur

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions