Vinho
Indicar para um amigo

Quinta do Bucheiro Porto White (Quinta do Bucheiro)

País: Portugal (Douro – Celeirós do Douro)
Safra: -
Tipo: Porto (Malvasia Fina, Gouveio e Códega)
Álcool: 19,00%
Temperatura de consumo: 12ºC
Preço: R$ 67,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A história da Quinta do Bucheiro é antiga, data de 1717, sendo uma das propriedades mais tradicionais da Região Demarcada do Douro, pertencendo aos Anais da Região, um Patrimônio Mundial da Humanidade estabelecido pela Unesco.

Os vinhedos estão posicionados no Vale do Pinhão, cerca de 220 metros acima do nível do mar, com microclima típico, de grandes amplitudes térmicas.

As uvas colhidas são desengaçadas com fermentação em cubas de inox de pequenas dimensões e controle de temperatura, de acordo com o produtor. E, durante o processo de fermentação, são efetuadas diversas "remontagens" do vinho, até o momento de a aguardente vínica ser adicionada e a fermentação ser interrompida.

O Quinta do Bucheiro Porto White é do tipo doce, elaborado com as uvas Malvasia Fina, Gouveio e Códega, e passa por pipas de carvalho, sem prazo definido, pois o critério do produtor é do estabelecimento de coloração "dourada" e do "arredondamento" do vinho. Depois, inclusive, pode até ser conservado nas cubas de inox até ser engarrafado.

Não há também informação sobre a safra, uma vez que as cepas utilizadas podem ser de anos diferentes, por conta do processo de produção e "remontagem".

Pode ser consumido imediatamente, ou mantido em guarda por até três anos, com a ressalva de que vinhos do porto brancos tendem a pouco evoluir depois de engarrafados. O consumo deve ser sempre gelado, segundo o produtor, e combina perfeitamente como um vinho de "entrada", de aperitivo, como também como de "saída", como sobremesa.

Análise Técnica

“Este é um vinho do porto mais suave, menos agressivo, com menor teor alcoólico e muito saboroso.” A avaliação é de Ricardo Breia, sócio da importadora Vinhas do Douro, que, ao lado de Sidnei Black, outro sócio da Vinhas, analisou este Quinta do Bucheiro Porto White durante a 11ª Expovinis, em São Paulo, em abril de 2007.

Os importadores destacam que a Quinta do Bucheiro possui quase três séculos de história e, por isso, desenvolve vinhos do porto com maestria.

Especialistas, os dois destacam a coloração dourada do exemplar, brilhante e com aspecto maduro. Ao mesmo tempo, enfatizam o aroma frutado e o toque “ligeiro” de maturação em madeira.

“É bem interessante o sabor suave deste porto, menos doce do que alguns exemplares se apresentam, mas que não chega a ser seco”, comenta Breia. “É um vinho também versátil, capaz de atender bem ao paladar médio do consumidor, e que também pode ser usado para a produção de um coquetel, com soda limonada e rodela de limão”, indicou.

Enfatizou ainda o bom ataque do vinho e sua evolução harmoniosa, além de sua estrutura equilibrada, harmoniosa, e com fim de boca persistente.

“É sempre bom destacar que o vinho do porto branco é um grande diferencial, pois não são todas as casas do Douro que produzem este tipo de exemplar”, reiterou Black.

Nossa Análise

O brasão da vinícola Quinta do Bucheiro, datado de 1717, estampado no rótulo deste porto branco, já dá ares de imponência e tradição ao exemplar. Depois, toda essa tradição se confirma quando degustamos este Quinta do Bucheiro Porto White.

A cor dourada já puxa um pouco para o acastanhado, amendoado, por conta da passagem pelas pipas de carvalho na região. Os aromas são frutados, com leve toque de pêssego em calda, bem doce e persistente. O álcool quase não se percebe, e há também uma ponta de nozes, amêndoa, efeitos trazidos pelo carvalho.

Na boca, o vinho é razoavelmente doce e se revela logo na entrada da boca. Há também um leve frescor, característico de uvas brancas, provocando uma sensação agradável e boa salivação.

É também "quente" na boca, resultado do teor alcoólico elevado, de no mínimo 19% para vinhos do porto, como neste vinho, mas também porque a própria região é de grandes amplitudes térmicas do Douro, refletindo, assim, no sabor das uvas.

Macio, o Quinta do Bucheiro Porto White também tem algo de amanteigado, preenchendo muito bem todos os cantos da boca, com a sensação de estar "untada". Um porto suave, doce, sem exagero no álcool, e que se revela bem equilibrado, mantendo um gosto persistente e saboroso na boca.

Harmonização
Aperitivo
Sobremesa
Acompanhamento de doces portugueses
Onde Encontrar
Vinhas do Douro
Telefone (11) 6842-0883
Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions