Vinho
Indicar para um amigo

Tuniche Carmenère Varietal 2005 (Viña Tuniche)

País: Chile (Vale do Cachapoal)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (100% Carmenère)
Álcool: 13,80%
Temperatura de consumo: 16ºC
Preço: R$ 25,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O Vale do Cachapoal é caracterizado por possuir clima mediterrâneo, com bastante sol e calor nos dias de verão, amenizados por ventos que sopram por lá, e noites com temperaturas bem mais baixas. São nessas condições que os filhos de Dom Gerardo Butrón Gómez, fundador da Viña Tuniche, cultivam as uvas Carmenère que deram origem a esse varietal da bodega chilena.

Constituída em 1969, a Tuniche possui hoje parreirais que produzem uvas finas em mais de 300 hectares de terreno, situados a 80 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago. Em seus 40 anos de história, a vinícola conserva cubas antigas de madeira típica chilena chamada raulí, mas também se pode observar grandes tanques novos de aço inox, usados para o processo de vinificação deste Tuniche Carmenère Varietal.

De acordo com o sommelier Joel Peixinho, da Ana Import, importadora exclusiva no Brasil deste exemplar, o Tuniche Carmenère Varietal é um vinho ideal para acompanhar um happy hour ou mesmo para ser servido durante um encontro despretensioso no qual petiscos como queijos sejam oferecidos.

“Esse rótulo é para ocasiões as quais as pessoas não precisam se ater ao vinho”, explicou.

Deve ser servido a 16ºC e está pronto para ser consumido, embora suporte uma guarda até 2009.

Análise Técnica

O sommelier Joel Peixinho, da Ana Import, indicou o Tuniche Carmenère Varietal como um vinho ideal para iniciantes. Isso porque, de acordo com a avaliação do especialista, este exemplar da Viña Tuniche possui taninos bem comportados e é equilibrado, em plena harmonia entre o próprio tanino, a acidez e o álcool presentes na bebida. Ao mesmo tempo, observou, trata-se de um vinho muito fácil de beber.

Sua cor, conforme descreveu Peixinho na análise visual, é púrpura com tons violetas, além de ser um exemplar bastante frutado e complexo, de acordo com o exame olfativo realizado juntamente com a equipe de MundoVinho.

“Acreditamos que o Tuniche Carmenère Varietal é um dos melhores vinhos varietais da cepa, dentro de sua categoria”, salientou Peixinho, destacando a relação qualidade preço do exemplar.

Aromas de frutas vermelhas maduras como framboesa foram notadas pelo sommelier, que também destacou um toque de especiarias no vinho.

Já no exame gustativo, Peixinho apontou a facilidade de se beber o Tuniche Carmenère Varietal, ressaltando, porém, que mesmo simples o exemplar possui boa persistência dos sabores, principalmente frutados.

Nossa Análise

O Tuniche Carmenère Varietal é um vinho de cor rubi intensa e brilhante. A grande surpresa deste exemplar foi a ausência de pimentão no aroma e no sabor, nota esta muito comum em vinhos elaborados a partir desta uva.

A característica vegetal, contudo, presente nos vinhos Carmenères, apareceu com um perfeito aroma e sabor verde, que lembra grama cortada. Além do aroma vegetal, explodiram ainda no exame olfativo os toques de frutas maduras vermelhas, como framboesa e cassis, esta última sim uma particularidade da Carmenère, e de especiarias, denotando juventude.

Um vinho  que se mantém persistente, tanto no aroma como no paladar. Ainda vale ressaltar que, principalmente no aroma, este exemplar da Viña Tuniche evoluiu na taça, depois de cerca de 10 minutos, para um delicioso perfume doce que remete a uma compota de fruta.

No paladar, o Tuniche Carmenère Varietal se revelou um vinho muito fácil de beber, com taninos (substância adstringente, provocadora de inchaço nos lábios e gengivas, como quando comemos manga verde, a chamada “pegada”) bem leves, quase imperceptíveis, que bem combinam com o teor alcoólico e a acidez do vinho.

Um vinho simples, que não cumpre nenhum outro papel além do de coajuvante, sem exigir nenhuma atenção especial quando degustado. Porém, vale destacar, bastante correto e gostoso.

Harmonização

Grelhados em geral
Massas com molho ao sugo
Embutidos, como salame e copa
Pão italiano com azeite

Onde Encontrar

Ana Import
(11) 5501-1900 (São Paulo) ou (71) 3337-1111 (Salvador)
www.anaimport.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions