Vinho
Indicar para um amigo

Sumarroca Tempranillo 2004 (Finca Sumarroca)

País: Espanha (Alt-Penedès – Catalunha)
Safra: 2004
Tipo: Tinto (100% Tempranillo)
Álcool: 13,00%
Temperatura de consumo: 16ºC a 18ºC
Preço: R$ 47,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Conhecida mundialmente pela qualidade de suas “cavas” (nome local para espumantes), a região da Catalunha também produz grandes tintos, como este Sumarroca Tempranillo 2004, advindo da Finca Sumarroca.

Situada entre os vilarejos de Sant Sarduní de Anoia e Ministrol de Anoia, em Penedès, ao sul da cidade de Barcelona, a vinícola explora cerca de 404 hectares numa região de altitude até 800 metros acima do nível do mar, determinada como Alt-Penedès.

Desta localidade, dizem os maiores especialistas em vinhos espanhóis, saem as melhores uvas tintas para a produção de vinhos da região. Um deles, o Sumarroca Tempranillo, produzido exclusivamente para exportação, de acordo com a vinícola.

Valendo-se da mais alta tecnologia, a Sumarroca diz selecionar as uvas dos vinhedos mais antigos da propriedade, colhidas durante a noite e nas primeiras horas do amanhecer, de forma a garantir “sabor vibrante e equilíbrio frutado”.

Depois da elaboração, o vinho permanece por 16 meses em barricas de carvalho francês (Allier) e americano. O Sumarroca Tempranillo 2004 está pronto para consumo, segundo a vinícola, mas também deverá evoluir até 2010, caso armazenado nas condições corretas (local fresco, seco, tranqüilo e ao abrigo da luz). Deve ser servido com temperatura entre 16ºC e 18ºC.

Análise Técnica

Vinho de corpo médio e coloração vermelho rubi denso e profundo, descreve o sommelier Mauricio Leme, da World Wine, sobre o Sumarroca Tempranillo 2004. “É um vinho gostoso e excelente para o dia-a-dia.”

“O que me chama a atenção neste vinho é seu caráter e personalidade, que não lembra, por exemplo, os vinhos de Rioja. Demonstra notas de madeira, mas algo doce, não rústico”, comenta o especialista.

Segundo ele, as notas de madeira doce evocam também algo de especiarias, como doces feitos com calda de cravo e canela. “No olfato, notamos ainda uma presença de geléia, compota e frutas vermelhas”, aponta.

Testes químicos indicam, segundo Leme, que a acidez do vinho é elevada. Porém, de tão equilibrado o exemplar, essa acidez se integra ao conjunto com álcool e taninos, tornando-se imperceptível. “O Sumarroca Tempranillo é super macio, confirma na boca as sensações de olfato, e conta com taninos delicados”, avalia.

Outro ponto alto do exemplar, observa o sommelier, é a persistência de boca, “muito longa”, com residual de cravo. “As barricas utilizadas pela Sumarroca são de excepcional qualidade e é normal identificarmos evolução para notas de café nos vinhos desta vinícola”, acrescenta.

Nossa Análise

No primeiro contato, o Sumarroca Tempranillo 2004 se destacou pelo forte cheiro de madeira. Não por acaso, passou por 16 meses em barricas de carvalho francês e americano. Portanto, nada mais natural que esse odor se sobressalte.

Além do cheiro de madeira, é fácil notar odores de baunilha, lembrando algo doce, e também de frutas vermelhas. A cor do vinho é muito bonita, cereja brilhante, e indica ainda seu corpo médio, “não muito pesado”, denotando juventude.

Quando você começar a beber este Sumarroca Tempranillo 2004, notará que não enche a boca, confirmando o corpo médio. A entrada é “fina”, como se um “fio de vinho” encostasse na sua língua, bem-comportado.

Provavelmente, perceberá a confirmação do sabor da madeira, de carvalho, e em seguida as notas frutadas, com características de cereja, ameixa e morango. A acidez, substância que provoca salivação, é baixa, muito bem integrada ao álcool (13%).

Já aquela substância que comprime lábios, gengiva e bochecha, o tanino, presente na casca da uva, quase não aparece no começo e, bem de leve, incha, ou “pega”, na parte superior da boca, após uns 10 minutos depois do primeiro gole. Passados cerca de 15 minutos, os odores exalados pelo líquido lembraram tostados, como café e madeira torrificada.

Depois do gole, o sabor que fica é longo, de mais de 6 segundos, preenchendo bem a boca e mantendo a vontade de novos tragos.

O Sumarroca Tempranillo 2004 é um vinho gostoso, pode ser bebido sem acompanhamento, mas parece que ser melhor explorado se escoltar um prato, como um frango assado ou tiras de filé mignon. Um bom vinho para se tomar no meio de uma tarde, durante uma conversa entre amigos, ou para o almoço do dia-a-dia.

Harmonização

Presunto jamón ibérico
Queijo meia-cura
Frango assado
Tiras de filé mignon
Massas com molhos condimentados

Onde Encontrar

World Wine
Telefone (11) 3315-7477 (São Paulo)
www.worldwine.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions