Vinho
Indicar para um amigo

Casa Valduga Premium Gewurztraminer 2007 (Casa Valduga)

País: Brasil (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS)
Safra: 2007
Tipo: Branco (100% Gewurztraminer)
Álcool: 13,50%
Temperatura de consumo: 7ºC a 9ºC
Preço: R$ 20,10

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

As uvas que deram origem a esse vinho vieram de três hectares de plantação da Casa Valduga, posicionadas no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, numa região semeada de castas nobres que atualmente produzem vinhos finos reconhecidos tanto no Brasil como no exterior. As videiras que serviram este Casa Valduga Premium Gewurztraminer completaram nove anos em 2007.

O Vale dos Vinhedos é a primeira região produtora de vinhos do Brasil com certificação de indicação geográfica, iniciada em 2001 e, recentemente, reconhecida pelos europeus, uma espécie de selo de qualidade.

É mais de um século de tradição na produção de vinhos, em função da colonização italiana do Vale, que se situa em altitudes de 450 a 650 metros acima do nível do mar, com solos de profundidade e fertilidade média nas encostas. O clima é temperado, com verões amenos, muito comuns na maioria das regiões de viticultura no mundo, porém, especificamente no Vale dos Vinhedos, são verões úmidos, característica que confere ao vinho um caráter regional.

Regionalidade essa que o enólogo responsável pela elaboração do Casa Valduga Premium Gewurztraminer, Daniel Dalla Valle, procurou extrair desde a colheita das uvas, feita manualmente, passando pelo desengace, maceração a frio, limpeza estática do mosto, controle da temperatura da fermentação, permanência de dois meses sobre borras finas – etapas do processo de vinificação –, até ser engarrafado e pronto para consumo.

“Buscamos um vinho de personalidade forte, jovem, de bom frescor e com características florais, que é a tipicidade da variedade”, afirmou o enólogo Dalla Valle.

Apenas 13 mil garrafas foram produzidas do Casa Valduga Premium Gewurztraminer, que deve ser consumido em temperaturas que variam de 7ºC a 9ºC e como acompanhamento de pratos que levem peixe e frutos do mar ou saladas, além de queijos pouco condimentados e até carnes brancas.

Análise Técnica

Limpidez e brilho na cor amarelo palha com tons esverdeados do Casa Valduga Premium Gewurztraminer 2007 foram os detalhes apontados pelo enólogo responsável por esse exemplar, Daniel Dalla Valle, no exame visual do vinho, destacando a perfeição aos olhos da bebida na taça.

Já no exame olfativo, o enólogo citou a presença de aromas característicos da variedade de uva, como os florais, que lembram jasmim e rosas, e também o de especiarias, com um toque de erva doce, “odores esse que conferem ao vinho elegância e autenticidade”, apontou Dalla Valle, que ainda fez considerações sobre a análise gustativa do Casa Valduga Gewurztraminer Premium 2007.

De acordo com as percepções dele, esse exemplar branco do Vale dos Vinhedos apresentou-se de forma bem equilibrada no que diz respeito à acidez e ao álcool no paladar. A harmonia entre os dois aspectos ressalta o frescor permanente do vinho, conforme explicou o enólogo.

Além disso, Dalla Valle ressaltou a maciez e leveza do exemplar, que ainda produz bom volume na boca e pode ser muito bem harmonizado, principalmente, com frutos do mar ou salada.

Nossa Análise

O Casa Valduga Gewurztraminer Premium 2007 servido na taça de degustação cumpriu o seu papel, se mostrando um vinho fresco, jovem, floral e muito frutado, características facilmente perceptíveis na análise olfativa. Aliás, tanto no nariz como na boca, esse exemplar despertou a atenção da equipe de MundoVinho, inclusive por sua persistência (duração de 6 segundos ou mais) nos perfumes e sabores.

Os perfumes de pêra e de maça verde puderam ser notados nitidamente, bem como uma fragrância adocicada, floral, lembrando rosa branca. A presença da pêra no nariz se torna mais forte ainda na boca, um sabor bem marcante.

Também na análise gustativa, apareceram outros sabores de frutas, o de nectarina e o de pêssego, além de um gostinho amanteigado ou untado, as duas últimas definições para a textura cremosa da bebida percebida no paladar.

O vinho encheu a boca, provocou a sensação tátil resultante do alto teor de extrato seco, e ainda apresentou a acidez tradicional de um vinho branco, que o faz um tanto refrescante, bem apreciado geladinho (servido entre 7ºC e 9ºC) num dia quente, escoltando frutos do mar num jantar a dois, por exemplo.

A cor amarelo palha esverdeado e o aspecto brilhante e límpido desse branco nacional merecem lembrança. Um vinho de muita qualidade, equilibrado e, sem dúvida, um dos melhores (talvez até o melhor) Gewurztraminer feitos no Brasil.

Harmonização

Aperitivo
Peixes
Camarão
Moluscos
Frutos do mar gratinados
Frango grelhado
Saladas verdes
Queijos leves

Onde Encontrar

Casa Valduga
(11) 5044-7000 (São Paulo)
www.casavalduga.com.br

Meu Vinho
(51) 3381-1377 (Porto Alegre)
www.meuvinho.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions