Vinho
Indicar para um amigo

De Martino Cabernet Sauvignon Legado 2004 (De Martino)

País: Chile (Vale do Maipo – Maipo Bajo)
Safra: 2004
Tipo: Tinto (100% Cabernet Sauvignon)
Álcool: 14,50%
Temperatura de consumo: 18°C a 20°C
Preço: R$ 64,40

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Na última quinzena de agosto de 2007, a importadora Decanter trouxe ao Brasil o enólogo da vinícola De Martino, Marcelo Retamal, eleito o melhor enólogo do Chile em 2004 pelo Guia de Vinhos do mesmo país, e aproveitou a oportunidade para organizar uma degustação em São Paulo, a qual a equipe MundoVinho esteve presente.

Dentre os vinhos De Martino degustados, estava o De Martino Cabernet Sauvignon Reserva Legado 2004, o qual Retamal afirmou ter sido envelhecido por 12 meses, em barricas de carvalho francês e americano, depois da fermentação com temperatura controlada em tanques de inox.

Este vinho provém de videiras próprias da De Martino, as quais produzem uvas cuidadosamente selecionadas e colhidas manualmente, localizadas 550 metros acima no nível do mar e distante cerca de 50 quilômetros do Oceano Pacífico, no Maipo Bajo, a região mais quente do Vale do Maipo. O clima é considerado temperado, com temperatura média de 25ºC. Faz bastante calor e pouca umidade de dezembro até março, sendo que chuvas ocorrem de abril a setembro.

No local, o solo é de origem aluvial, arenoso, de excelente drenagem e média profundidade, conforme explicou Retamal, sendo que a irrigação dos vinhedos é feita com água do rio Maipo. “Procuramos valorizar a origem do vinho, o local onde ele é feito”, afirmou ele, durante a degustação, revelando a preocupação da vinícola para que o conteúdo de cada garrafa reflita os aspectos de geologia, solo, clima, dos vinhedos e do manejo da uva.

O resultado final, de acordo com Retamal, é um vinho concentrado que pode ser consumido jovem ou após guarda de até 10 anos. O enólogo ainda ressaltou que a decantação do De Martino Cabernet Sauvignon Legado Reserva é recomendada, antes de degustá-lo em refeição cujo prato principal seja carne de caça, como javali ou lebre, na brasa.

Análise Técnica

O trabalho da vinícola chilena De Martino está focado na produção de vinhos finos que valorizem suas origens geológicas, de tipo de solo, do clima, dos vinhedos e ainda dos cuidados de manejo das uvas, para a produção de exemplares com austeridade, ressalta o enólogo Marcelo Retamal.

“Não me agradam os vinhos muito explosivos, principalmente os que exaltam os perfumes de madeira. Por isso, produzimos vinhos mais austeros e com baixos aromas”, explica Retamal.

Nesse sentido, segundo o representante da De Martino, o grande destaque do vinho está na boca, “mostrando-se concentrado, com taninos intensos e refinados que enchem a boca e equilibram a notável estrutura do exemplar”.

Mesmo com o destaque reservado para o paladar, o De Martino Cabernet Sauvignon Reserva Legado 2004, no exame olfativo, exala “timidamente” perfumes maduros e licorosos, com notas de cereja negras, amoras, groselhas, café e trufas, além de visualmente apresentar cor púrpura profunda, conforme avaliações do especialista.

Com todas suas particularidades, Retamal sugere guarda para até 2014 para este rótulo da De Martino, e recomenda a decantação antes do consumo entre 18°C e 20°C de temperatura, acompanhando carré de cordeiro.

Nossa Análise

O De Martino Cabernet Sauvignon Reserva Legado 2004 é um vinho um pouco diferente dos exemplares sul-americanos. Isso porque nele não há aquela explosão de aromas tanto percebida principalmente nos vinhos chilenos e argentinos, nos quais os perfumes frutados e de madeira se destacam primordialmente.

Isso não traduz melhor ou pior qualidade. Trata-se apenas de uma característica da vinícola que certamente será notada pelo degustador em um vinho de qualidade, como vários outros produzidos por bodegas do Chile ou da Argentina.

Na degustação de vinhos da vinícola chilena De Martino, organizada pela Decanter na segunda quinzena de agosto de 2007, a equipe MundoVinho notou essa diferença no De Martino Cabernet Sauvignon Reserva Legado 2004.

Os aromas estão presentes, porém aparecem “timidamente”, exigindo atenção redobrada de quem está com a taça na mão. Notam-se perfumes de frutas vermelhas e um amadeirado ao fundo, a prova da peculiaridade da De Martino.

Entretanto, logo após o primeiro gole percebe-se um vinho com taninos (substância adstringente que amarra lábios e gengivas), notados, porém passageiros, equilibrado (com harmonia entre os aspectos gustativos: acidez, álcool e tanino) e que preenche toda a boca.

Qualidades do exemplar que a vinícola acredita atingir seu esplendor em até 10 anos de guarda, mas que também pode ser consumido imediatamente como acompanhamento de um jantar a dois numa churrascaria que sirva no rodízio, por exemplo, carré de cordeiro ou javali na brasa.

Harmonização

Carré de cordeiro com especiarias
Javali e lebre na brasa
Carne bovina ao molho de vinho tinto, tutano e chalotas

 

Onde Encontrar

Decanter
(11) 3074-5454 (São Paulo) ou (47) 3326-0111 (Blumenau)
www.decanter.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions