Vinho
Indicar para um amigo

Espumante Aurora Brut (Cooperativa Vinícola Aurora)

País: Brasil (Serra Gaúcha – Bento Gonçalves)
Safra: -
Tipo: Espumante (100% Chardonnay)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 5ºC a 10ºC
Preço: R$ 29,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Cooperativa Vinícola Aurora é uma das mais tradicionais fabricantes de vinhos no Brasil, datando suas atividades de 1931. E é este Espumante Aurora Brut o produto mais reconhecido e premiado nos concursos internacionais em que a cooperativa já participou.

Conta com 100% de uvas Chardonnay cultivadas na região da Serra Gaúcha, no município de Bento Gonçalves. Hoje, cerca de 1,3 mil famílias da região participam da Aurora, respondendo pela produção de cerca de 50 milhões de quilos de uvas, o que gera, por ano, aproximadamente 38 milhões de vinhos de todos os tipos.

Especificamente no caso deste Espumante Aurora Brut, a produção anual fica entre 50 mil e 70 mil litros por ano, ou seja, de 65 mil a 91 mil garrafas por ano.

As uvas são cultivadas nas diversas propriedades instaladas em Bento Gonçalves e parte dos vinhos elaborados pela Aurora são transferidos entre as três principais unidades produtivas por um vinhoduto, instalado no subsolo da cidade.

Como a maioria dos espumantes em todo o mundo, este Espumante Aurora Brut não é safrado, nascendo da mistura de vinhos de safras distintas. O método utilizado para a produção é o Charmat, no qual o vinho tranqüilo recebe adição de leveduras e açúcares, provocando a geração de gás carbônico, num processo de fermentação em barris de inox com temperatura controlada.

Uma parte, de 20% a 25% do vinho utilizado, passou por barricas de carvalho francês, com até cinco anos de uso, trazendo uma coloração dourada ao espumante. A temperatura de serviço recomendada é de 5ºC a 10ºC.

Análise Técnica

Um espumante de cor amarelo intenso, puxado para o dourado, com belo perlage e aromas predominantes de notas frutadas. O Espumante Aurora Brut é assim resumido pelo enólogo Christian Bernardi, responsável pela área de espumantes da Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

“A coloração sai do amarelo verdoso e se concentra em um dourado, por conta da passagem de parte do vinho pela madeira”, descreve o especialista, se referindo ao fato de até um quarto do vinho (de 20% a 25%) passar pelo carvalho francês.

Para ele, a perlage se apresenta como “correta”, revelando um “visual interessante”. “Nos aromas, há predominância das notas frutadas típicas da Chardonnay, como maçã e abacaxi, combinadas com marmelo e notas sutis de baunilha, trazidas pela passagem pelo carvalho francês”, relata Bernardi.

Segundo ele, ao iniciar o exame gustativo, percebe-se que o Espumante Aurora Brut “não tem acidez tão pronunciada”, embora considera de “bom frescor”. “Um destaque importante vai para o volume de boca, com uma sensação de doçura maior, mesmo se tratando de um Brut, mas sem se tornar um espumante chato”, relata. “Há equilíbrio da acidez em combinação ao álcool (12%)”, acrescenta.

O especialista avalia que o exemplar está mais associado à uma refeição, a base de massas ao molho branco e queijos, do que oferecido como um aperitivo. “Mas existe versatilidade. É um produto que combina bem com as duas ocasiões”, pondera.

Nossa Análise

É “brut”, mas tem lá um certo jeito de “doce” este Espumante Aurora Brut, elaborado pela Cooperativa Vinícola Aurora em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Dono de uma cor de amarelo muito intenso, quase dourado, este espumante apresenta uma boa perlage. As bolhas são grandes e sobem regularmente pela taça, além de contar com uma espuma levemente espessa e correta.

No nariz, surgem os primeiros sinais de frutas cítricas típicas da Chardonnay, com algo de casca de laranja e abacaxi, mas também um odor que lembra doce, talvez melaço, e uma ponta de baunilha.

Ao ser levado à boca, aparece de forma comportada, inicialmente na ponta da língua, e depois literalmente “enche” e “preenche” todos os cantos, com suas bolhas volumosas provocadoras de explosões de gás. Ao confirmar os odores como sabores, é perceptível algo adocicado e tostado, além de um leve gosto mineral, uma pontinha salgada.

A acidez, que traz a sensação de frescor e gera salivação, é relativamente moderada, mas sem comprometer o exemplar. Após o gole, há uma leve salivação e um sabor persistente, por mais de seis segundos, com uma pontinha de amargor ao final.

O Espumante Aurora Brut tem entre vários méritos o de ser versátil. Por isso, é uma ótima opção para ser servido em momentos de comemoração, como vai bem na função de aperitivo ou para escoltar um prato num jantar, a base de frutos do mar ou massas ao molho branco ou quatro queijos.

Harmonização

Aperitivo
Massas ao molho branco ou quatro queijos
Peixes e frutos do mar puxados na manteiga
Peito de frango grelhado

Onde Encontrar

Vinhos e Vinhos
(54) 3451-2432 (Bento Gonçalves – RS)
www.vinhosevinhos.com/aurora/

Via Del Vino
(54) 3451-3250 (Bento Gonçalves – RS)
www.viadelvino.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions