Vinho
Indicar para um amigo

Chakana Malbec Rosé (Bodega Chakana)

País: Argentina (Agrelo – Luján de Cuyo – Mendoza)
Safra: 2007
Tipo: Rosé (100% Malbec)
Álcool: 13,00%
Temperatura de consumo: 10ºC a 12ºC
Preço: R$ 30,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Bodega Chakana tem se destacado na região de Mendoza, Argentina, com a elaboração de vinhos de ótima qualidade, produzidos a partir de uma agricultura quase orgânica, privilegiando as características naturais do local.

Dotada de cerca de 150 hectares, a propriedade da Chakana se localiza numa das regiões mais frias de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, sendo que os vinhedos contam com mais de 35 anos. A grande amplitude térmica diária, com dias moderados e noites frias, permite o amadurecimento adequado das uvas, gerando riqueza aromática, sabor qualificado e cor viva aos vinhos, além de frescor.

A irrigação é feita pelo sistema de gotejamento para garantir o uso racional da água. Além disso, o posicionamento da vinícola é exatamente ao lado dos vinhedos, evitando o deslocamento longo da produção para não comprometer a qualidade das uvas.

Este Chakana Malbec Rosé é elaborado a partir da sangria das uvas, com a retirada das cascas após 24 horas de permanência em tanques de inox. Depois, o vinho passa por um período de 10 dias de fermentação, também em inox, com temperatura controlada, sendo engarrafado em seguida.

Um vinho pronto para ser consumido, indicado como aperitivo em dias quentes ou para acompanhar pratos leves. A temperatura de consumo sugerida é de 10ºC a 12ºC.

Análise Técnica

Um rosé de bom corpo, acidez justa e boa presença de boca e uma ótima sugestão para o período quente do ano, em especial no Verão. Assim o sommelier Eduardo Lopes, da World Wine, apresentou o Chakana Malbec Rosé, durante degustação realizada no Casuale Restaurante, em São Paulo, no início de dezembro de 2007. “Um vinho típico do Novo Mundo, com potência, que não se confunde em nada com o Velho Mundo”, iniciou o especialista.

Ele descreveu o Chakana Malbec Rosé como um exemplar de coloração cereja “muito intensa”, brilhante e com nuances violáceas. No aroma, destaque para os perfumes vigorosos de frutas silvestres, especialmente cereja e morango.

No exame gustativo, Lopes observou a “acidez justa, perfeita para harmonizar com salmão com ervas”, além da “boa presença de boca, apesar dos taninos não serem intensos”. “Não é um vinho super fresco, mas de uma acidez média. Tem mais corpo e mais cor do que a média dos rosés, porém com menos acidez”, pontuou. “Se fizéssemos uma degustação às cegas, com taças negras, diríamos se tratar de um tinto leve”, acrescentou, para destacar o corpo do exemplar.

O especialista salientou ainda que, na boca, o vinho confirma em sabor os odores de frutas silvestres, com um final de boca apresentando um leve amargor. “Este amargor é mais ligado à fruta silvestre do que amargor de vinho”, ressalvou. “Só depois do gole que se sente o calor do álcool. É um vinho muito equilibrado”, acrescentou.

Nossa Análise

A Malbec tem gerado excelentes vinhos rosés e o Chakana Malbec Rosé é um bom exemplo disso. Um exemplar encorpado, de cor vermelha claro, puxado para cereja e muito brilhante.

Na degustação realizada no Casuale Restaurante, em São Paulo, no início de dezembro de 2007, a equipe MundoVinho pôde constatar que o Chakana Malbec Rosé se revelou um vinho bastante encorpado, acima da média dos rosés.

O aroma marcante exalado pelo exemplar foi de morango, facilmente notado, além de notas de cereja e algo floral, lembrando adocicado. Na boca, o primeiro contato foi percebido na ponta da língua, acompanhado de uma textura leve e doce.

Ainda no paladar, é perceptível o sabor de bala soft, com um gosto mais acentuado de morango. A acidez provoca boa salivação, além de uma sensação de “frio”, trazida pelo bom frescor.

O álcool, de 13%, se mostra bastante integrado ao vinho e, depois do gole, o gosto que permanece na boca é de fruta silvestre, por um bom tempo (mais de 6 segundos), além de um leve amargor, combinado com abundante salivação.

O Chakana Malbec Rosé é um vinho muito interessante para momentos de descontração, para ser bebido em tardes ensolaradas, em volta de uma piscina ou numa mesa de varanda ou jardim, com a garrafa dentro de um balde de gelo, regando ótimas conversas.

Harmonização

Aperitivo
Saladas verdes com tomate cereja
Carnes brancas (filé de frango) grelhadas
Salmão cru com tempero de limão e ervas
Massas com molhos leves
Queijos macios

Onde Encontrar

World Wine
Telefone (11) 3315-7477 (São Paulo)
www.worldwine.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions