Vinho
Indicar para um amigo

Anakena Single Vineyard Viognier 2006 (Anakena)

País: Chile (Vale do Rapel – Alto Cachapoal)
Safra: 2006
Tipo: Branco (100% Viognier)
Álcool: 14,50%
Temperatura de consumo: 9°C a 12°C
Preço: R$ 49,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O Single Vineyard Viognier 2006 faz parte dos vinhos produzidos pela Anakena que estão apenas um degrau abaixo da linha premium da vinícola. São exemplares oriundos de vinhedos nos quais a produção é particularmente cuidadosa, envelhecidos em barris de carvalho francês, e que oferecem elegância e complexidade, sendo recomendados para consumo imediato ou para guarda relativamente curta, por poucos anos.

A vinícola, considerada de médio porte, conta apenas com 10 anos de idade e possui atualmente cerca de 400 hectares de vinhedos, alguns próprios e uma parte adquiridos de outros produtores, nos vales do Rapel, Leyda, Conchagua e Casablanca, de onde saem as uvas que produzem cerca de cinco milhões de litros de vinho por safra.

No caso deste Anakena Single Vineyard Viognier 2006, as uvas nasceram dos vinhedos do Rapel, onde os dias são bastante ensolarados e as noites frias, que favorecem a produção de uvas com bastante concentração e um amadurecimento muito correto.

A colheita é um tanto seletiva, na qual os frutos imperfeitos são desprezados. Dentro do processo de vinificação, este vinho passou por fermentação com temperatura controlada e 35% do líquido foi envelhecido por seis meses em barricas de carvalho francês.

Trata-se de um exemplar chileno com alta complexidade e ótima relação entre preço e qualidade, podendo ser o acompanhamento de um bate-papo ou para escoltar pratos à base de frutos do mar ou saladas. A temperatura de serviço recomendada é de 9°C a 12°C.

A Mercovino, importadora exclusiva da Anakena ao Brasil, apresentou o Single Vineyard Viognier 2006 a MundoVinho no Bar Central, em Moema, na capital paulista, em março de 2008.

Análise Técnica

Na opinião do diretor-geral da Mercovino, André Maculan, o Anakena Single Vineyard Viognier é um vinho surpreendente e não indicado para um iniciante, mas para quem já tem experiência pelo menos com vinhos elaborados a partir da uva Viognier.

“Este vinho é mais abrangente do que um simples Viognier, pois vai além das tipicidades de um exemplar desta cepa”, explicou Maculan, ao degustar o rótulo branco da Anakena juntamente com a equipe MundoVinho, no Bar Central, em Moema, na capital paulista, em março de 2008.

O executivo da Mercovino, inicialmente, destacou a cor amarelo esverdeado do exemplar e seu brilho, características da juventude deste chileno branco do Vale do Rapel.

Em seguida, na análise olfativa, Maculan apontou a complexidade do vinho, que apresentou o aroma floral, o perfume de frutas amarelas e o toque de mineral no nariz, no final.

Na boca, segundo o representante da Mercovino, as frutas se repetiram em forma de sabor e algo picante surgiu no paladar, antes do gostinho salgado mineral. “Um Viognier Alsaciano apresenta quase que somente características minerais, diferentemente deste Anakena, que oferece uma complexidade incrível e atípica para um vinho feito desta uva.”

Maculan ainda se referiu ao exemplar chileno como encorpado e acima da média para um branco, além de mencionar a boa persistência da bebida. Para ele, o Anakena Single Vineyard Viognier 2006 está pronto para ser bebido. No entanto, pode ser guardado até 2010. “Acredito que em 2010 esse vinho chegará ao seu auge, desaparecendo o toque picante na boca e aflorando ainda mais a complexidade por conta da sua robustez”, disse o especialista.

Nossa Análise

Temos que concordar com o diretor-geral da Mercovino, André Maculan, quando ele diz que este Anakena Single Vineyard Viognier 2006 foge à regra dos vinhos desta cepa, apresentando alta complexidade (diferentes aromas e sabores) pouco comum em brancos Viognier.

Os perfumes exalados são marcantes, muito floral, de flores brancas e um toque de fruta. Já no primeiro gole, a primeira sensação na boca é um pouco adocicada, mas logo ele se mostra um branco seco, com uma pegada salgada mineral, contudo, apresentando um sabor facilmente identificável que lembra pêssego.

Normalmente, um Viognier chileno apresentaria aromas e sabores acentuados de madeira que neutralizariam sua complexidade natural, fato que não ocorre com este branco da Anakena, apesar de 35% do vinho ter estagiado em barris de carvalho francês por seis meses.

Tal observação em relação à madeira revela que o estágio nas barricas francesas serviu apenas para arredondar o vinho, e não para encobrir defeitos. Aliás, o equilíbrio (harmonia entre álcool, taninos e acidez) é outro fator positivo, já que mesmo com os 14,5% de teor alcoólico, este Anakena em nenhum momento tem o álcool se sobrepondo em relação aos demais aspectos.

A boa persistência (presença do vinho na boca após engolido) também surpreendeu a equipe MundoVinho, que degustou o Anakena Single Vineyard Viognier 2006 no Bar Central, em Moema, em março de 2008.

Alguns minutos na taça fizeram com que o vinho evoluísse e passasse a exalar aromas de melão e maça.

O Anakena Single Vineyard Viognier 2006 é um vinho refrescante na medida certa. Ele pode ser um excelente acompanhamento de um bate-papo ou ainda escoltar saladas ou pratos à base de frutos do mar. A recomendação é para que seja degustado em taças altas dentro do intervalo de 9°C a 12°C de temperatura.

Harmonização

Frutos do mar
Salmão
Saladas

Onde Encontrar

Mercovino
(16) 3635-5412 (Ribeirão Preto - SP)
www.mercosulvinhos.com.br

Copyright® 2018 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions