Vinho
Indicar para um amigo

Ona Pinot Merlot Syrah Viognier 2006 (Anakena)

País: Chile (Vale de Casablanca)
Safra: 2006
Tipo: Tinto (80% Pinot Noir, 14% Merlot, 3% Syrah e 3% Viognier)
Álcool: 14,50%
Temperatura de consumo: 16°C a 18°C
Preço: R$ 79,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O Ona Pinot Merlot Syrah Viognier é o vinho Premium da Anakena, um superchileno elaborado com uvas provenientes das melhores parcelas dos vinhedos do Vale de Casablanca, local que reúne ótimas condições para o cultivo de Pinot Noir e que recebe tratamento mais cuidadoso por parte da vinícola.

Gonzalo Pérez, o enólogo responsável da Anakena, tem como princípio na colheita aguardar que os taninos das uvas tintas atinjam estágios maduros e, em relação às brancas, esperar que os frutos ofereçam a máxima frescura e aromas, para assim chegar à concepção de vinhos de qualidade.   

No caso deste tinto, Pérez trabalhou com um corte raro e único em todo o Chile, utilizando três variedades de uvas tintas (80% de Pinot Noir, 14% de Merlot e 3% de Syrah) e uma de uva branca (3% de Viognier), para alcançar este Ona. 

”Certamente o enólogo quis demonstrar que é possível ousar para elaborar um vinho chileno diferente, com originalidade, expressão e elegância”, afirmou André Maculan, diretor geral da Mercovino, importadora exclusiva da Anakena no Brasil.

O Ona passou pelos estágios de vinificação com temperaturas controladas e 100% desse vinho envelheceu por 12 meses em barris de carvalho francês, antes de ser engarrafado, em março de 2007, logo após ser submetido a um processo de filtragem.

De acordo com Maculan, este Ona é um vinho que surpreenderá um degustador experiente, por se tratar de um exemplar chileno – do Novo Mundo – com expressões e a finesse de um legítimo tinto do Velho Mundo. E mais, com uma ótima relação preço/qualidade.

“A safra 2006 está pronta para ser consumida, mas a guarda pode ocorrer até, no máximo, o ano de 2011”, comentou Maculan, que apresentou o Ona Pinot Merlot Syrah Viognier 2006 à equipe MundoVinho no bar Central, em Moema, na capital paulista, em março de 2008.

Análise Técnica

Um vinho do Novo Mundo com características de um tinto do Velho Mundo. Foi assim que André Maculan, diretor geral da Mercovino, importadora exclusiva da Anakena no Brasil, descreveu o Ona Pinot Merlot Syrah Viognier da safra 2006, exemplar da linha Premium da Anakena. “É um vinho indicado para conhecedores, que se surpreenderão ao degustar este tinto chileno”, disse o executivo.

Conforme explicou Maculan, as grandes surpresas são percebidas no olfato e paladar de quem prova este top da Anakena. “Os aromas herbáceo, de tempero, algo floral e os perfumes frutados garantem alta complexidade olfativa a este vinho”.

Na boca, de acordo com o diretor da Mercovino, o destaque é a boa acidez que contribui para o equilíbrio do exemplar chileno. “Também é necessário ressaltar a larga persistência e o gosto herbáceo e mentolado após o gole, algo que não se espera de um Pinot Noir do Chile”, apontou ele, durante a análise gustativa do rótulo.

Para Maculan, a diferenciada cor do vinho merece atenção especial na análise visual, por se tratar de um tom cereja intenso, por demais escuro para um tinto no qual prevalece no corte a uva Pinot Noir.

O especialista ainda mencionou a proposta da Anakena com este exemplar. “A de mostrar que é possível ousar para elaborar um vinho chileno diferente, com originalidade, expressão e elegância”, disse Maculan, ao se referir à finesse obtida através do corte raro de três variedades de uvas tintas e uma branca utilizada na elaboração do vinho.

Para ele, o Ona Pinot Merlot Syrah Viognier 2006 está pronto para consumo entre 16°C e 18°C, escoltando carnes vermelhas, massas ou queijo. Pode, porém, ser guardado até, no máximo, o ano 2011.

“Trata-se de um vinho encorpado, mas a sensação é de um vinho de corpo médio”, explicou Maculan.

Nossa Análise

A melhor rotulação para o Ona Pinot Merlot Syrah Viognier 2006 é a de que se trata de um vinho chileno do Novo Mundo com características de um tinto do Velho Mundo, conforme ressaltou André Maculan, diretor geral da Mercovino, importadora exclusiva do exemplar no Brasil.

Isso porque este tinto chileno da linha Premium da vinícola Anakena preserva ao máximo em suas propriedades as influências do terroir (palavra com sentido amplo que engloba características transferidas ao vinho do solo, microclima e ecossistema do local onde estão os vinhedos) e das uvas que fazem parte do raro e único corte chileno composto por três variedades tintas (80% Pinot Noir, 14% Merlot, 3% de Syrah) e uma branca (3% de Viognier).

No olfato, são bastante perceptíveis os aromas herbáceos e de especiarias, ao lado de notas frutadas, algo de floral (influência da Viognier) e um toque adocicado. Evolui para aromas de erva-mate, se deixado descansando na taça

Apesar deste tinto chileno ter passado 12 meses envelhecendo em barricas de carvalho francês, os perfumes oriundos das uvas é o que prevalece. A presença da madeira nos aromas é quase imperceptível, denotando que o envelhecimento serviu apenas para afinar o vinho.

Tal fineza se confirma no paladar, quando a complexidade (presença de diferentes perfumes) no olfato se repete na boca através de sabores frutados e de ervas. Além da boa acidez (sensação de frescor que resulta em salivação), da ligeira presença dos taninos (substâncias adstringentes que amarram os lábios e gengivas) e da não percepção do álcool, mesmo com 14,50% do volume.

O Ona Pinot Merlot Syrah Viognier 2006 ainda possui larga persistência de sabores após ser engolido e vale mencionar sua entrada elegante na boca, sem invasões excessivamente explosivas de sabores frutados e amadeirados, comuns em vinhos do Novo Mundo.

De acordo com a vinícola e com a importadora, o Ona está pronto para ser consumido, entre 16°C e 18°C de temperatura, escoltando carnes vermelhas ou massas servidos como prato principal de um jantar. Sua ótima relação qualidade/preço pode permitir tê-lo à mesa em ocasiões das mais variadas.

Harmonização

Carnes vermelhas
Massas
Queijos

Onde Encontrar

Mercovino
(16) 3635-5412 (Ribeirão Preto - SP)
www.mercosulvinhos.com.br

Copyright® 2021 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions