Vinho
Indicar para um amigo

Dow´s Late Bottled Vintage Port 1999 (Dow O Porto)

País: Portugal (Vila Nova de Gaia - Douro)
Safra: 1999
Tipo: Porto (Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão, entre outras)
Álcool: 20,00%
Temperatura de consumo: 16°C a 18°C
Preço: R$ 70,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O Dow Late Bottled Vintage (LBV) 1999 é um vinho do porto safrado, ou seja, com identificação de safra, mas não chega a ser um Vintage legítimo. De acordo com a vinícola, foi elaborado a partir de uvas de uma safra considerada boa, na qual os frutos amadureceram plenamente e se mostraram com belos aspectos de tamanho e cor.

Na produção deste fortificado fizeram parte do corte tradicionais castas da região demarcada do Douro, em Portugal, como a Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão, entre outras, provenientes de videiras com mais de 50 anos de idade.

Em linhas gerais, essas videiras, das Quintas do Bonfim e da Senhora de Ribeira, se submeteram a climas adversos para o crescimento dos frutos nas estações de 1998/1999. Milagrosamente, entretanto, a chuva de agosto de 1999 permitiu que as uvas alcançassem as condições ideais para a vindima, conforme indica o relatório técnico da vinícola.

Assim, posteriormente, deu-se a elaboração deste LBV 1999 da Dow O Porto, fermentado no processo de vinificação com leveduras naturais antes da fortificação do mosto com aguardente vínica.

O envelhecimento ocorreu por período de quatro a seis anos em cascos de carvalho nas caves da vinícola, em Vila Nova de Gaia, para depois ser engarrafado com ligeira filtração.

A vinícola não recomenda decantação deste vinho, com temperatura de consumo indicada para 16°C a 18°C. “O Dow LBV já completou o processo de envelhecimento e está pronto para beber”, apontou o sommelier Ailson Loiola, da Épice Importadora, que apresentou à equipe MundoVinho o Dow LBV 1999 na mega-degustação organizada pelo Instituto do Vinho do Porto e do Douro, ocorrida em abril de 2008, em São Paulo.

Análise Técnica

Na opinião do sommelier Ailson Loiola, da Épice, importadora do Dow LBV 1999 ao Brasil, este porto se destaca por sua estrutura e por ser um vinho bastante frutado, características a torná-lo ideal para ser apreciado ao lado de sobremesas à base de chocolate, ou ainda acompanhando queijos considerados fortes, como o da Serra da Estrela, de Portugal.

Segundo ele, a cor intensa rubi com reflexos alaranjados deste porto já denota a boa estrutura em função da grande quantidade de extrato utilizado na elaboração, e dos quase um ano e meio de amadurecimento em madeira.

“Na coloração percebemos que se trata de um vinho rubi com potência e muita fruta, que aparecerão nos aromas e na boca”, apontou o especialista.

De fato, descreveu Loiola, o Dow LBV 1999 exalou aromas de frutas maduras, principalmente de ameixas, além de certa acidez e notas de madeiras bem evidentes.

Conforme a análise gustativa do sommelier, o porto preencheu toda a boca, envolveu a língua e provocou salivação, comprovando a acidez percebida no aroma.

Em relação aos sabores, Loiola destacou a fácil percepção de ameixa e outras frutas maduras, notas de tabaco, bem como comentou sobre a sensação aveludada deixada pelo vinho.

“Este porto LBV ainda se mostrou muito equilibrado, aveludado e envolvente na boca, com o álcool em nenhum momento se sobressaindo, apesar dos 20% registrado na garrafa, e é também muito persistente”, afirmou ele, que recomendou o consumo imediato (sem necessidade de guarda) deste LBV, entre 16ºC e 18ºC de temperatura.

Loiola foi entrevistado pela equipe MundoVinho sobre o Dow LBV 1999 na mega-degustação promovida pelo Instituto do Vinho do Porto e do Douro (IVPD), em abril de 2008, no Hotel Unique, em São Paulo.

Nossa Análise

Os portos LBV (Late Bottled Vintage) são vinhos com um aspecto de cor rubi intensa e muito frutados, elaborados com tradicionais castas do Douro, em Portugal, a partir da colheita de uma safra considerada muito boa. São envelhecidos de quatro a seis anos em cascos de carvalho antes do engarrafamento e dentro da garrafa já estão prontos para o imediato consumo.

Tais características estão no Dow LBV 1999, da Dow O Porto, que não foge à regra dos tradicionais vinhos fortificados da região que possuem as três letras iniciais grafadas no rótulo.

A equipe MundoVinho teve a oportunidade de experimentar esse Dow LBV 1999 em degustação organizada pelo Instituto do Vinho do Porto e do Douro, que reuniu dezenas de importadoras no Hotel Unique, em São Paulo, em abril de 2008.

Servido na taça, o vinho demonstrou toda sua cor intensa vermelha-rubi, com reflexos alaranjados, decorrentes da oxidação pelo envelhecimento em cascos de carvalho.

No nariz, os aromas de frutas frescas maduras como ameixa se sobressaíram, além de notas de chocolate, aromas amadeirados e uma sensação doce na medida ideal. Certa acidez (sensação que resulta em salivação) no olfato também pôde ser percebida, já antecipando o frescor a ser sentido na boca.

De fato, este porto ao ser provado envolveu a língua e provocou bastante salivação. Uma certa pegada tânica (substância da casca da uva que comprime lábios, língua e gengiva) também foi notada na gengiva frontal, mas logo passageira, denotando certa delicadeza.

Em relação aos sabores, os frutados se destacaram, principalmente o de ameixa madura, que permaneceram por mais de oito segundos na boca (evidenciando a persistência do vinho).

A recomendação para este porto é o consumo imediato, até duas semanas depois de aberto, entre 16°C e 18°C de temperatura, como vinho para fechar uma refeição, ao escoltar doces à base de chocolate, ou ainda acompanhar queijos fortes e frutos secos após a refeição.

Harmonização

Mousse de chocolate
Queijos fortes
Sobremesas à base de chocolate
Nozes e frutos secos

Onde Encontrar

Épice Importação
(11) 6910-4662 (São Paulo)
www.epice.com.br

Copyright® 2019 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions